Faleceu hoje (30), no Hospital de Base de Itabuna, Esmeraldo de Souza Rocha, funcionário da Prefeitura Municipal de Iguaí que caiu de um trator, enquanto estava trabalhando.
Trator da Prefeitura de Iguaí que levava funcionário(Foto: Iguaí Mix)
O funcionário estava na Praça Manoel Novaes para a retirada de um entulho, acompanhando o trator para auxiliar no trabalho. Assim que a máquina avançou, ele caiu, sendo levado de imediato para o Hospital Manoel Martins, de onde foi deslocado para Itabuna.
O acidente aconteceu na semana passada, na quarta-feira (23). Familiares ficaram muito abalados com a notícia, pois o funcionário tinha apenas dois dias como contratado no novo emprego.
Infelizmente, nem sempre os itens de segurança no trabalho são tratados com a devida cautela. Apesar de ter sido uma fatalidade, é sempre bom lembrar a importância do treinamento do funcionário em relação a essas questões.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
O Que é acidente de trabalho?
Acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Ato inseguro
É o ato praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança. São exemplos de atos inseguros: subir em telhado sem cinto de segurança contra quedas, ligar tomadas de aparelhos elétricos com as mãos molhadas e dirigir a altas velocidades.
Condição Insegura
É a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador. São exemplos de condições inseguras: instalação elétrica com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, andaime de obras de construção civil feitos com materiais inadequados.
Por José Carlos Assunção Novaes
Com informações do site AreaSeg


Comente agora
Comente esta matéria