Com seca, Conquista terá segundo racionamento de água em 10 meses

14/mar/2013 . 11:19


Cidade no sudoeste é a terceira maior da Bahia, com 300 mil habitantes .População de mais da metade do estado enfrenta grave estiagem este ano.

A população de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, vai enfrentar  racionamento de água a partir de segunda-feira (18).

incêndio em pindobaçu (Foto: Jerônimo Alves Olimpio / Arquivo Pessoal)

incêndio em pindobaçu (Foto: Jerônimo Alves Olimpio / Arquivo Pessoal)

A ação é uma medida contra a seca que assola 221 dos 417 municípios do estado. É a segunda vez, em menos de um ano, que a cidade será afetada com restrições no consumo da água.

Segundo a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), uma das diferenças do racionamento de 2012 para o atual é que, neste ano, não irá faltar água nos fins de semana. A outra distinção é que o racionamento começa dois meses antes do planejado. A informação, no entanto, não foi bem recebida pela moradora Sirlene Guimarães. “A gente tem que voltar a carregar água de balde, ficar pegando água na casa do vizinho, fazendo esforço físico”, reclama.

A Embasa informa que a antecipação ocorre porque não choveu o que estava previsto para os primeiros meses do ano na região. A estimativa era que, entre novembro de 2012 e fevereiro deste ano, o nível de água chegasse a 700 milímetros na região de Barra do Choça, onde ficam duas barragens que abastecem a cidade. No entanto, o índice não ultrapasosu os 290 milímetros de água.

Apesar da necessidade do racionamento, de acordo com Álvaro Aguiar, gerente regional da Embasa, “a situação é menos drástica do que no ano passado, mais suave”. No entanto, a cabeleireira Ildemar Rocha fala da dificuldade em exercer a profissão durante o período de estiagem. “Fica difícil, porque a gente precisa da água para trabalhar”, lamenta.

Cidades em alerta

Segundo o último levantamento da Coordenação Estadual de Defesa Civil (Cordec), 221 cidades baianas estão em situação de emergência por conta da seca, o que pode ser agravado por conta da previsão do tempo não favorável. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não há previsão de chuva suficiente para os próximos 15 dias.

“A partir do dia 15, podemos ter chuva em determinados pontos das regiões oeste, sul e no litoral. No entanto, não há previsão de quantidades significativas para amenizar o problema da seca no estado”, explicou Marinês Cardoso, meteorologista do 4º Distrito de Meteorologia do Inmet.

Incêndios

Um dos problemas ocasionados pela seca são os incêndios, como o registrado em Pindobaçu, norte do estado. Há seis dias, a Serra da Fumaça sofre com o fogo, de acordo com o Corpo de Bombeiros do município. Segundo as informações, o incêndio destrói uma grande extensão da vegetação, mas ainda não é possível estimar quantos hectares já foram destruídos.

Além disso, em janeiro deste ano, parte do Vale do Capão, área turística da Chapada Diamantina, no centro sul do estado, também enfrentou um incêndio de grandes proporções. De acordo com o Corpo de Bombeiros, mais de 500 hectares foram consumidos pelas chamas. Na ocasião, a seca foi apontada como um fator que pode ter causado o sinistro.

 

Por G1 BA

 

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Morre o escritor Ariano Suassuna

Morre o escritor Ariano Suassuna(0)

O escritor Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira. A informação é do Real Hospital Português, de Recife, onde o escritor estava internado desde a noite de segunda-feira. De acordo com a nota de falecimento, Suassuna teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.  A morte de Ariano Suassuna, aos 87 anos, no Recife, priva a sociedade brasileira de um personagem ao

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%(0)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 38% das intenções de voto para presidente da República. Em seguida, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB), com 22%, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior realizado pelo instituto, em junho, Dilma aparecia com 39%, Aécio com 21% e

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014(0)

A modelo Anne Lima, de 20 anos, representante da cidade de Caetité, a 648 km de Salvador, foi eleita Miss Bahia 2014. Ela foi escolhida entre 28 candidatas, em concurso que aconteceu sábado, 19, na capital baiana. Além de receber a coroa e de poder rerpresentar o estado na competição nacional, o Miss Brasil, Anne

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência(0)

Debate, que reúne Paula Miraglia, Jailson de Souza e Silva e Rene Uren, aborda o desenvolvimento urbano e a promoção da segurança Tradição na Flip, a mesa Zé Kleber neste ano discutirá o papel do urbanismo na construção de uma cidade mais democrática, acessível e menos desigual. O debate acontece na quinta-feira (31/7), às 9h30,

Flip anuncia a programação FlipMais

Flip anuncia a programação FlipMais(0)

Encontros acontecem na Casa da Cultura em mesas sobre políticas públicas, literatura, cinema e Millôr Fernandes, homenageado da Flip 2014 A cada ano, o burburinho literário da Flip extravasa a moldura da tenda e corre em diversos afluentes pelas ruas de pedra da cidade que a acolhe. Em mais uma edição, é nas atividades da

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia