A apresentação do novo papa, Francisco, na Basílica de São Pedro movimentou as redes sociais na tarde desta quarta-feira, 13. A começar pelo próprio Vaticano e os perfis do papa no microblog Twitter, que minutos após a apresentação do pontífice argentino, já tinham postagens.
Jorge Mario Bergoglio se chamará Francisco I(Foto: Gregorio Borgia/AP)
Entre famosos e populares no Brasil também não faltaram as brincadeiras por conta da nacionalida de Francisco.
O papa emérito Bento XVI já utilizava a conta@pontifex, no Twitter, desde 2012. Com a sua renúncia, as postagens foram apagadas e todas as nove contas, em diferentes idiomas, apareceram minutos após a apresentação do papa na Basílica de São Pedro com a nova publicação: “HABEMUS PAPAM FRANCISCUM”.
A postagem faz referência a frase em latim dita pelo cardeal protodiácono, o francês Jean Louis Tauran, antes da apresentação do novo papa e significa “Temos um papa”. A conta do Vaticano no microblog também fez a postagem em latim acompanhado do símbolo \o/, que demonstra alegria na rede social. No site oficial do Vaticano, Francisco também recebeu as felicitações pela eleição.
Fanpage
O papa tem uma página no Facebook que dobrou o número de seguidores poucas horas após o anúncio do Vaticano. Segundo a descrição do Cardenal Jorge Bergoglio, Cecilia Fernandez Castro organiza a página que foi criada para apoiar o então cardeal de Buenos Aires. Não se sabe que o papa Francisco utilizará a rede social.
Fake
O perfil @JMBergoglio, no Twitter, somou milhares de novos seguidores na tarde desta quarta-feira, logo após o anúncio no Vaticano. Com 335 postagens e mais de 100 mil seguidores até o final desta tarde, o perfil que faz referência ao cardeal argentino não foi confirmado como uma conta verdadeira de Francisco pelo Twitter, que cancelou a conta na noite desta quarta-feira.
Na conta, havia postagens como: “Si soy el nuevo Papa, los niños me van a amar más que al Papa Noel #Vaticano” (Se sou o novo Papa, as crianças vão me amar mais que ao Papai Noel). Uma página no Facebook replica as postagens publicadas no microblog falso.
Famosos
Outros famosos, políticos e presidentes latino-americanos também comentaram a escolha de Francisco como o líder da Igreja Católica no mundo, na tarde desta quarta-feira, 13 no Twitter
Não faltaram também as brincadeiras nas postagens, por conta da antiga rivalidade do futebol entre brasileiros e argentinos. Confira aqui algumas postagens.
Presidente da Argentina Cristina Kirshner
@CFKArgentinaA su Santidad Francisco I pic.twitter.com/a1ujwamYmk (Na foto, um ofício da presidente argentina sauda o novo papa)
Deputado Federal Jean Wyllys
@jeanwyllys_real
O novo papa (argentino!) escolheu se chamar “Francisco”: já será um bom sinal se for uma referência a são Francisco de Assis, não é?
Deputado estadual Marcelo Nilo
@depmarceloniloTodos nós brasileiros desejamos sucesso ao Papa Francisco
Apresentador Tiago Leifert
@TiagoLeifert
Peço perdão por todas as piadas de argentino que eu fiz no GESP e na Central da Copa.
Presidente do Equador Rafael Correa
¡Tenemos Papa latinoamericano! ¡Vivimos momentos históricos sin precedentes!
¡Que viva Francisco I!
Apresentador Sérgio Mallandro
@MallandrosergioPapa Brasilieiro rá pegadinha do mallandro
É argentino meu povo
Autora Gloria Perez
Pra quem pergunta pq o nome da novela é Salve Jorge: O argentino Jorge Mario Bergoglio é eleito o novo Papa
Presidente do Panamá Ricardo Martinelli
Cada vez que empiezan las encuestas (Ditcher y Neira) hay quienes tratan de irrumpir el orden público para crear confrontaciones.
Apresentador Marcelo Tas
@marcelotasEu já tenho patrão argentino, tem o Messi, as livrarias de Buenos Aires… Então #ChupaBrasil
Apresentadora Xuxa Meneghel
huhuhuhuh Argentina Argentina Argentina …que DEUS abençoe nosso papa
Apresentadora Astrid Fontenelli
@astridfontenellEu bem queria q ele fosse um fofo, mais é um radical, com posições absurdas como ser CONTRA a adoção de ciranças por casais gays.
Colunista José Simão
@jose_simao
Agora vamos ter q. aguentar o Maradona, o Messi e o Papa!
Humorista Rafael Bastos
@rafinhabastosPapa para o mundo: Uma figura importante, poderosa, influente e única. Para a Argentina: Apenas mais um argentino.
Apresentador Otávio Mesquista
@otaviomesquita
Nao pode ! É acumulo se função ! Os argentinos ja acham que são Deus !!!
Por A Tarde


1 comentário
Comente esta matéria