Governo insiste em falta de médicos no país

3/abr/2013 . 15:26


O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, voltou a afirmar nesta quarta-feira, 3, que faltam médicos no país. Segundo ele, a taxa de profissionais para cada mil habitantes, no Brasil, chega a 1,8. Na Argentina, esse índice é 3,2; em Portugal, 3,9 e na Espanha, 4.

Bandeira do Brasil


Nesta terça-feira, 2, entidades médicas rebateram o argumento sustentado pelo governo de que faltam profissionais da área no país. Durante ato no Congresso Nacional, eles cobraram o que chamam de política de interiorização da saúde pública para que haja uma redistribuição dos médicos já em atuação.

Hoje (3), durante audiência pública na Câmara dos Deputados, Padilha defendeu as medidas anunciadas pela pasta, em parceria com o Ministério da Educação, que incluem o estímulo à entrada, no sistema de saúde brasileiro, de médicos com formação no exterior e a abertura de vagas de cursos de medicina em locais onde há carência de profissionais.

“Não é verdade que não faltam médicos no Brasil”, disse. “O Brasil tem uma quantidade que está aquém de outros sistemas nacionais públicos”, ressaltou o ministro.

Segundo ele, 25,9% dos médicos que atendem a população norte-americana, por exemplo, não são formados nos Estados Unidos. Na Inglaterra, o índice chega a 37%; na Austrália, 22,8%; no Canadá, 17,9%; e no Brasil, 1,8%.

“Querer dizer que esse debate pode significar uma queda de qualidade não é compatível ao que acontece em outros países do mundo. Se queremos oferecer saúde pública universal gratuita, temos que ampliar o patamar de médicos e aumentar vagas.”

Padilha lembrou ainda que a expansão dos serviços de saúde brasileiros, nos últimos anos, possibilitou um mercado de contratação formal cada vez maior, mas que o número de profissionais formados não acompanhou a demanda.

Dados da pasta indicam que, de 2003 a 2011, o país formou 93 mil médicos. No mesmo período, foram 146,8 mil admissões de primeiro emprego na medicina.

“O Brasil tem poucos médicos e muito mal distribuídos. O Maranhão tem 0,6 médico por mil habitantes e Brasília tem 6. O número de vagas de medicina também é mal distribuído”, destacou.

 

Por Agência Brasil

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Anvisa determina redução de preço de 174 remédios em todo país

Anvisa determina redução de preço de 174 remédios em todo país(0)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a redução de preço de mais 174 medicamentos em todo país. Com a retirada de impostos dos produtos, os remédios devem ficar, em média, 12% mais baratos para o consumidor. Segundo a Anvisa, a lista de itens com desconto por conta da isenção do PIS/Cofins passa a

Senado aprova projeto que obriga a presença de farmacêuticos em drogarias

Senado aprova projeto que obriga a presença de farmacêuticos em drogarias(0)

O Senado aprovou projeto que torna obrigatória a presença de um farmacêutico em drogarias, durante todo o horário de funcionamento. O presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter Jorge João, explica que, após a sanção da lei, as farmácias deixarão de ser apenas estabelecimentos comerciais e passarão à condição de  prestadoras de serviços de assistência

Comissão do Senado aprova liberação dos inibidores de apetite

Comissão do Senado aprova liberação dos inibidores de apetite(0)

Se aprovado no plenário, anfetamínicos como o femproporex, mazindol e anfepramona poderão voltar a ser comercializados Medicamentos como o femproporex, o mazindol e a anfepramona poderão ter a venda liberada novamente. A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta (16), o Projeto de Decreto Legislativo que suspende a resolução da Agência Nacional de

Alunos de Iguaí serão avaliados através da  Campanha Nacional de Geohelmintíase, Hanseníase e Tracoma do Ministério da Saúde

Alunos de Iguaí serão avaliados através da Campanha Nacional de Geohelmintíase, Hanseníase e Tracoma do Ministério da Saúde(8)

Mais de 3.491 (três mil, quatrocentos e noventa e um) alunos com idade entre 5 e 14 anos das escolas municipais de Iguaí, serão avaliados através da Campanha Nacional de Geohelmintíase, Hanseníase e Tracoma do Ministério da Saúde em parceria com a Secretaria da Saúde e Secretaria de Educação. A ação irá realizar-se até 31

Infecções por HIV caem no mundo, mas crescem no Brasil, diz ONU

Infecções por HIV caem no mundo, mas crescem no Brasil, diz ONU(0)

Novos casos de contaminação no país subiram 11% entre 2005 e 2013 Informações foram divulgadas nesta quarta-feira (16) pela Unaids. Dados divulgados nesta quarta-feira (16) pela Unaids, programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids, aponta que o índice de novos infectados pelo vírus no Brasil subiu 11% entre 2005 e 2013, tendência contrária aos números

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia