HSBC e Itaú: bancários alertam clientes em Dia Nacional de Luta

19/abr/2013 . 12:18


A quinta-feira foi de mobilização em frente às agências do Itaú e do HSBC em Vitória da Conquista. O Sindicato dos Bancários aderiu ao Dia Nacional de Luta, que contou com protestos e paralisações em todo o Brasil.

banco itau

(Foto: João Melo)

“Na semana passada, denunciamos as más condições de trabalho no Santander. Hoje, queremos explicar a todos os clientes a cruel realidade vivenciada pelos colegas do HSBC e do Itaú.

HSBC: só “posa” de maior banco do mundo

O banco inglês que anuncia ser o maior banco do mundo não respeita os seus próprios colaboradores. No Brasil, a instituição obteve lucro líquido de R$ 1,225 bilhão em 2012, mas fechou 946 postos de trabalho.

“É uma postura contraditória e potencializada apenas no Brasil, onde ele já garantiu sua lucratividade desmedida”, denuncia o Diretor Regional do Sindicato dos Bancários e funcionário do HSBC, Ruydenberg Coqueiro.

As demissões refletem nas gigantescas filas e no atendimento precarizado oferecido à clientela.

Itaú: gerentes sem horário de almoço

No Itaú os problemas são ainda mais preocupantes. Além das 7.000 demissões realizadas em 2012, os bancários convivem com uma rotina cruel.

Os gerentes operacionais estão acumulando funções e sequer podem usufruir um mínimo horário de almoço. Já os caixas, tornaram-se vendedores e são punidos diariamente com metas abusivas.

“A população precisa ficar ciente da postura de descaso com que essa instituição trata os seus funcionários”, denunciou o presidente do Sindicato, Delson Coêlho.

Taxas de juros

A elevação das taxas de juros, autorizada ontem (17) pelo Comitê de Política Monetária (COPOM) também foi duramente criticada pelo Sindicato dos Bancários durante os dois protestos.

Essa decisão só prejudicará os trabalhadores, favorecendo os banqueiros. Hoje, o cliente paga até mesmo para respirar o ar condicionado de uma agência bancária”, criticou o Diretor de Imprensa do Sindicato, Eduardo Moraes.

 

Por Ascom SEEB

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Morre o escritor Ariano Suassuna

Morre o escritor Ariano Suassuna(0)

O escritor Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira. A informação é do Real Hospital Português, de Recife, onde o escritor estava internado desde a noite de segunda-feira. De acordo com a nota de falecimento, Suassuna teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.  A morte de Ariano Suassuna, aos 87 anos, no Recife, priva a sociedade brasileira de um personagem ao

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%(0)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 38% das intenções de voto para presidente da República. Em seguida, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB), com 22%, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior realizado pelo instituto, em junho, Dilma aparecia com 39%, Aécio com 21% e

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014(0)

A modelo Anne Lima, de 20 anos, representante da cidade de Caetité, a 648 km de Salvador, foi eleita Miss Bahia 2014. Ela foi escolhida entre 28 candidatas, em concurso que aconteceu sábado, 19, na capital baiana. Além de receber a coroa e de poder rerpresentar o estado na competição nacional, o Miss Brasil, Anne

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência(0)

Debate, que reúne Paula Miraglia, Jailson de Souza e Silva e Rene Uren, aborda o desenvolvimento urbano e a promoção da segurança Tradição na Flip, a mesa Zé Kleber neste ano discutirá o papel do urbanismo na construção de uma cidade mais democrática, acessível e menos desigual. O debate acontece na quinta-feira (31/7), às 9h30,

Flip anuncia a programação FlipMais

Flip anuncia a programação FlipMais(0)

Encontros acontecem na Casa da Cultura em mesas sobre políticas públicas, literatura, cinema e Millôr Fernandes, homenageado da Flip 2014 A cada ano, o burburinho literário da Flip extravasa a moldura da tenda e corre em diversos afluentes pelas ruas de pedra da cidade que a acolhe. Em mais uma edição, é nas atividades da

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia