PC apura origem e produto que tem gerado mal-estar em trabalhadores

11/mai/2013 . 9:47


Dezenas de empregados de empresa de telemarketing já passaram mal.Companhia responsabiliza obra na Arena Fonte Nova, que nega relação.

A polícia abriu inquérito para investigar o que pode ter provocado a intoxicação de dezenas de funcionários da empresa de telemarketing Contax, em Salvador.

 

(Foto: Egi Santana/G1 BA)

(Foto: Egi Santana/G1 BA)

Os peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) coletaram material nesta sexta-feira (10), que será analisado em laboratório.

Fiscais da saúde do trabalhador notificaram a empresa. O expediente de sábado (11) foi suspenso. “Nós viemos notificar a empresa Contax e dá um prazo para que nos entregue alguns documentos, para que a gente possa fazer a análise desse acidente”, afirmou Patrícia Lacerda, do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador.

“O sindicato solicitou, junto com as autoridades competentes, que pudessem ser canceladas as atividades e a nossa solicitação é que [a empresa] só volte a funcionar na segunda-feira”, explicou o presidente do sindicato da categoria, Marcos Costa.

Mesmo depois das primeiras vistorias, ainda não é possível dizer o que pode ter provocado a emissão de gases que causaram mal-estar entre os funcionários. “Checamos do térreo até o último pavimento e constatamos que havia ainda resíduo de algum tipo de produto, que não sabemos identificar ainda”, disse Júlio Nascimento, tenente do Corpo de Bombeiros.

Do outro lado do muro da Contax, estão sendo realizadas obras de pavimentação. Além do muro, tem um espaço de cerca de 30 metros que avança sobre a área da Arena Fonte Nova até chegar na manta asfáltica que está sendo instalada pelos operários.

Segundo a  geóloga Claudia Cruz, os produtos químicos utilizados no asfalto são tóxicos quando exalados sem a proteção de máscaras. “Ele é composto de hidrocabornetos, de compostos aromáticos, de metais pesados e, se espalhando, aí você tem a contaminação da população”, explicou.

Uma outra hipótese está sendo investigada. De acordo com testemunhas, nos últimos três dias, uma fumaça preta começou a sair de dois tubos que ficam no prédio que funciona a empresa de telemarketing. A fumaça começou a sair depois que o gerador foi ligado durante uma queda de energia, na noite de quarta-feira (8). A fumaça, segundo testemunhas, teria um forte cheiro de óleo diesel queimado.

Os peritos do DPT coletaram filtros do sistema de ar para análise em laboratório. “Se algum produto ficou retido em algum dos filtros a gente vai encaminhar para o laboratório e, a partir do resultado, a gente vai emitir o laudo”, disse o perito criminal José Roberto Araújo.

O ar tóxico inalado pode provocar danos às vias respiratórias como rinite, faringite, traqueíte, bronquite e asma química, que é a dificuldade de respirar causada pelo estreitamento dos brônquios.

 

Do G1 Ba

 

 

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Morre o escritor Ariano Suassuna

Morre o escritor Ariano Suassuna(0)

O escritor Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira. A informação é do Real Hospital Português, de Recife, onde o escritor estava internado desde a noite de segunda-feira. De acordo com a nota de falecimento, Suassuna teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.  A morte de Ariano Suassuna, aos 87 anos, no Recife, priva a sociedade brasileira de um personagem ao

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%(0)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 38% das intenções de voto para presidente da República. Em seguida, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB), com 22%, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior realizado pelo instituto, em junho, Dilma aparecia com 39%, Aécio com 21% e

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014(0)

A modelo Anne Lima, de 20 anos, representante da cidade de Caetité, a 648 km de Salvador, foi eleita Miss Bahia 2014. Ela foi escolhida entre 28 candidatas, em concurso que aconteceu sábado, 19, na capital baiana. Além de receber a coroa e de poder rerpresentar o estado na competição nacional, o Miss Brasil, Anne

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência(0)

Debate, que reúne Paula Miraglia, Jailson de Souza e Silva e Rene Uren, aborda o desenvolvimento urbano e a promoção da segurança Tradição na Flip, a mesa Zé Kleber neste ano discutirá o papel do urbanismo na construção de uma cidade mais democrática, acessível e menos desigual. O debate acontece na quinta-feira (31/7), às 9h30,

Flip anuncia a programação FlipMais

Flip anuncia a programação FlipMais(0)

Encontros acontecem na Casa da Cultura em mesas sobre políticas públicas, literatura, cinema e Millôr Fernandes, homenageado da Flip 2014 A cada ano, o burburinho literário da Flip extravasa a moldura da tenda e corre em diversos afluentes pelas ruas de pedra da cidade que a acolhe. Em mais uma edição, é nas atividades da

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia