Segundo dia da FLIP 2013 traz mesas com diversos autores

5/jul/2013 . 10:03


O segundo dia da FLIP 2013, realizada na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, trouxe mesas de debates com diversos autores sobre Picasso, biografias, literatura, política de incentivo à leitura, patrimônio cultural, design e arte, dentre tantos outros. Vários eventos estão ocorrendo durante a Festa Literária Internacional de Paraty.

Crítico T. J. Clark revê Guernica em seu aspecto espacial

“Essa é uma palestra sobre Guernica – sobre uma pintura histórica que por alguma razão se recusa a morrer.” Assim teve início a aula de uma hora a respeito da obra provavelmente mais famosa de Pablo Picasso, proferida pelo crítico inglês T. J. Clark na penúltima mesa desta quinta-feira, intitulada Olhando de novo para Guernica, de Picasso.

T. J. Clark (Foto: Ascom / FLIP)

T. J. Clark (Foto: Ascom / FLIP)

Como bem lhe apresentou o crítico Paulo Sérgio Duarte, Clark destaca-se por sua habilidade para combinar a atenção aos detalhes pictóricos das obras analisadas com uma compreensão ampla e incisiva do contexto histórico em que elas foram produzidas. Na palestra de hoje, tal habilidade ficou tão clara quanto a frase de abertura e a fala que se seguiu.

Para Ruy Castro, biografado bom é biografado morto

Biógrafo de mortos, “porque os vivos são pouco confiáveis”, Ruy Castro levou hoje à tarde sua prosa bem humorada e inteligente à Casa da Cultura de Paraty. Parte da programação da FlipMais, o encontro teve como anfitrião o jornalista Paulo Werneck.

Ruy Castro (Foto: Ascom / FLIP)

Ruy Castro (Foto: Ascom / FLIP)

Autor de obras sobre a vida de grandes personagens brasileiros, como o dramaturgo Nelson Rodrigues (O anjo pornográfico) e o jogador de futebol Garrincha (Estrela solitária), Ruy falou sobre as “regras” para escrever uma boa biografia. À personagem não basta ter morrido. Convém esperar passar uns oito anos. “E o biógrafo não pode deixar que suas emoções e convicções interfiram no trabalho. Ele não pode aparecer, não tem direito de imaginar nem intuir nada. Está ali para recolher informações e conversar várias vezes com o mesmo entrevistado”, disse o autor do recém-lançado Morrer de prazer, crônicas da vida por um fio. “O biógrafo deixa de existir como pessoa. Ele se muda para a vida do biografado, e a busca pelos mínimos detalhes se torna uma coisa doentia.”

A necessidade da derrota

E o receio do escritor Paulo Scott não se concretizou. Como dedurou o mediador da terceira mesa da Flip, João Gabriel de Lima, o autor gaúcho estava com medo de que sua mesa com o pernambucano José Luiz Passos “flopasse”, fosse um fracasso de público. Em vez disso, encontrou um auditório lotado por pessoas interessadas em ouvi-los falar justamente sobre… fracasso.

Paulo Scott (Foto: Ascom / FLIP)

Paulo Scott (Foto: Ascom / FLIP)

Batizada de Formas da derrota, a mesa começou com uma leitura de O Sonâmbulo Amador, de Passos. O livro conta a história de Jurandir, um pequeno burocrata da indústria têxtil pernambucana que é internado temporariamente numa clinica psiquiátrica na Olinda dos anos 60. “Meu interesse era contar a história de alguém para quem o desencantamento profundo em relação à vida tivesse certa graça, certa leveza”, comentou o autor, que é professor na Universidade da Califórnia, onde dirigiu, entre 2008 e 2011, o Centro de Estudos Brasileiros.

Em seguida, foi a vez de Scott ler o início de seu novo livro,Ithaca Road, que narra a história da Narelle, uma neozelandesa que viaja à Austrália para ajudar o irmão e se vê às voltas com um complicado processo de falência do bar dele.

Flip Mais analisa política pública de incentivo à leitura

Com seu propósito de analisar e debater a literatura no país, a Flip Mais realizou na tarde desta quinta (7) um debate sobre as políticas públicas de incentivo à leitura.

O encontro foi promovido pelo Instituto C&A na Casa da Cultura e reuniu Renato Lessa, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, José Castilho, secretário-executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura, e Bernadete Passos, da Associação Casa Azul, que organiza a Flip.

Renato Lessa, José Castilho, Bernadete Passos (Foto: Ascom / FLIP)

Renato Lessa, José Castilho, Bernadete Passos
(Foto: Ascom / FLIP)

Lessa abriu a discussão lembrando que a política do livro passa por um momento de redefinição no país, já que a Biblioteca Nacional não é mais a responsável pela política pública do setor, função que voltou para o Ministério da Cultura neste ano.

O patrimônio cultural de Paraty é tema da mesa Zé Kleber

O defeso, termo para o período de proibição da pesca de espécies ameaçadas, foi apropriado e ressignificado pelo artista paratiense Luís Perequê: passou a se associar à valorização das manifestações culturais tradicionais, de modo que elas não se percam nas demandas do turismo culturalmente predatório.

Gilberto Gil e Marina de Mello e Souza (Foto: Ascom / FLIP)

Gilberto Gil e Marina de Mello e Souza (Foto: Ascom / FLIP)

O Defeso Cultural foi tema da mesa Zé Kleber, intitulada Culturais locais e globais, que reuniu na tarde desta quinta-feira o cantor, compositor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil e a historiadora Marina de Mello e Souza, autora de Paraty, a cidade e as festas (Ouro sobre Azul, 2008), entre outros títulos, e coordenadora do Núcleo de Apoio à Pesquisa Brasil-África da Universidade de São Paulo, onde leciona.

André Neves fala sobre design e arte na FlipZona

Autor de mais de 20 livros infantis de sucesso e dono de quatro prêmios Jabuti, o pernambucano André Neves foi à Casa da Cultura nesta quinta-feira (4) para falar sobre a relação entre design e arte.

André Neves (Foto: Ascom / FLIP)

André Neves (Foto: Ascom / FLIP)

O encontro, dentro da programação da FlipZona, foi mediado por Márcia Cavalcante e reuniu alunos de escolas de Paraty e admiradores da obra do artista.

Neves começou sua palestra explicando a importância da formação cultural para o desenvolvimento de um estilo próprio. No caso dele, as manifestações culturais do Recife, com suas festas populares, artesanato e bonecos, ajudaram em suas criações.

 

Da Redação, com informações da Ascom / FLIP 2013

Veja mais…

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Morre o escritor Ariano Suassuna

Morre o escritor Ariano Suassuna(0)

O escritor Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira. A informação é do Real Hospital Português, de Recife, onde o escritor estava internado desde a noite de segunda-feira. De acordo com a nota de falecimento, Suassuna teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.  A morte de Ariano Suassuna, aos 87 anos, no Recife, priva a sociedade brasileira de um personagem ao

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%(0)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 38% das intenções de voto para presidente da República. Em seguida, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB), com 22%, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior realizado pelo instituto, em junho, Dilma aparecia com 39%, Aécio com 21% e

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014(0)

A modelo Anne Lima, de 20 anos, representante da cidade de Caetité, a 648 km de Salvador, foi eleita Miss Bahia 2014. Ela foi escolhida entre 28 candidatas, em concurso que aconteceu sábado, 19, na capital baiana. Além de receber a coroa e de poder rerpresentar o estado na competição nacional, o Miss Brasil, Anne

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência(0)

Debate, que reúne Paula Miraglia, Jailson de Souza e Silva e Rene Uren, aborda o desenvolvimento urbano e a promoção da segurança Tradição na Flip, a mesa Zé Kleber neste ano discutirá o papel do urbanismo na construção de uma cidade mais democrática, acessível e menos desigual. O debate acontece na quinta-feira (31/7), às 9h30,

Flip anuncia a programação FlipMais

Flip anuncia a programação FlipMais(0)

Encontros acontecem na Casa da Cultura em mesas sobre políticas públicas, literatura, cinema e Millôr Fernandes, homenageado da Flip 2014 A cada ano, o burburinho literário da Flip extravasa a moldura da tenda e corre em diversos afluentes pelas ruas de pedra da cidade que a acolhe. Em mais uma edição, é nas atividades da

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia