Bahia tem quase 20 mil médicos, mas maioria atua em Salvador, diz Cremeb

10/jul/2013 . 10:10


Entidades médicas reprovaram programa federal em coletiva nesta quinta.
Houve aumento de médicos nos últimos 10 anos, mas sem distribuição.

A Bahia possui 18.299 médicos com inscrição ativa no Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), entre eles, 10.759, cerca de 60%, atuam em Salvador, de acordo com dados de 2013 informados nesta terça-feira (9) pela entidade.

Médicos

Do total, cerca de 65% presta serviço ao SUS na capital e no interior, aponta a pesquisa Demografia Médica no Brasil, realizada este ano e divulgada pelo Conselho.

De acordo com o estudo, o aumento no número de médicos no estado foi mais que o dobro do crescimento populacional da Bahia nos últimos 10 anos. Entidades médicas admitem que há má distribuição dos profissionais no estado, já que a maior parte se concentra na capital, apesar da proporção de 1,25 médico para cada mil habitantes, considerada dentro da média nacional, conforme dados da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab).

Nesta quarta-feira (9), entidades médicas baianas convocaram a imprensa e se posicionaram contra o programa ‘Mais Médicos’, anunciado pela presidente Dilma na segunda-feira (8). Entre as medidas previstas no programa, estão a vinda de médicos do exterior, serviço obrigatório de médicos recém-formados no SUS e abertura de postos de trabalho em áreas mal atendidas, como cidades do interior e periferias de grandes centros urbanos.

“Não podemos ir para o interior apenas com o nosso estetoscópio, termômetro e aparelho de pressão. Isso na década de 60 ou 70 funcionava, mas hoje não. O médico não resolve problema nenhum se não tiver as condições para isso”, declarou o presidente do Cremeb, José Abelardo Meneses, em entrevista coletiva na sede da entidade. Também estiveram presentes representantes do Sindicato dos Médicos (Sindimed) e da Associação Baiana de Médicos (ABM).

No encontro, as medidas que serão adotadas pelo Governo Federal foram duramente criticadas pelos representantes, que condenaram a falta de infraestrutura para o serviço médico como o principal problema da saúde pública no país. “O problema não é a falta de médico, é a falta de respeito com a saúde pública”, afirmou Antônio Carlos Lopes, presidente da ABM.

Mesmo com a bolsa de R$ 10 mil que os médicos incluídos no programa vão receber, a questão apontada pelos médicos são as condições de trabalho. “É mais um programa inexequível do Governo Federal porque não deixa claro como será a manutenção do médico no interior. O que mais interessa neste momento não é tão e somente a remuneração”, diz o presidente do Cremeb, que pede por melhorias de gestão nas unidades públicas, equipes multiprofissionais e melhoria em infraestrutura. O presidente do Conselho ainda classifica a medida do Governo Federal como “demagógica, eleitoreira, irresponsável e inconsequente”.

Nove universidades baianas oferecem o curso de medicina, e outras três instituições estão em processo de implantação do curso. Em média, se formam entre 500 e 600 médicos na Bahia a cada ano.

José Abelardo Meneses, do Cremeb, elogiou a lei estadual, sancionada pelo governador Jaques Wagner em agosto, que institui progressão de carreira dos médicos que prestam serviço à saúde pública da Bahia, com qualificação profissional e recuperação dos valores das aposentadorias com reajuste de até 200%, além dos ganhos reais que podem chegar a até 32%. A implantação de um plano de carreira no SUS é uma das pautas nacionais de manifestação da categoria médica.

 

Do G1 BA

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Morre o escritor Ariano Suassuna

Morre o escritor Ariano Suassuna(0)

O escritor Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira. A informação é do Real Hospital Português, de Recife, onde o escritor estava internado desde a noite de segunda-feira. De acordo com a nota de falecimento, Suassuna teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.  A morte de Ariano Suassuna, aos 87 anos, no Recife, priva a sociedade brasileira de um personagem ao

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%(0)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 38% das intenções de voto para presidente da República. Em seguida, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB), com 22%, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior realizado pelo instituto, em junho, Dilma aparecia com 39%, Aécio com 21% e

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014(0)

A modelo Anne Lima, de 20 anos, representante da cidade de Caetité, a 648 km de Salvador, foi eleita Miss Bahia 2014. Ela foi escolhida entre 28 candidatas, em concurso que aconteceu sábado, 19, na capital baiana. Além de receber a coroa e de poder rerpresentar o estado na competição nacional, o Miss Brasil, Anne

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência(0)

Debate, que reúne Paula Miraglia, Jailson de Souza e Silva e Rene Uren, aborda o desenvolvimento urbano e a promoção da segurança Tradição na Flip, a mesa Zé Kleber neste ano discutirá o papel do urbanismo na construção de uma cidade mais democrática, acessível e menos desigual. O debate acontece na quinta-feira (31/7), às 9h30,

Flip anuncia a programação FlipMais

Flip anuncia a programação FlipMais(0)

Encontros acontecem na Casa da Cultura em mesas sobre políticas públicas, literatura, cinema e Millôr Fernandes, homenageado da Flip 2014 A cada ano, o burburinho literário da Flip extravasa a moldura da tenda e corre em diversos afluentes pelas ruas de pedra da cidade que a acolhe. Em mais uma edição, é nas atividades da

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia