Nos pênaltis, Atlético MG vai á final da Libertadores

11/jul/2013 . 12:47


O Atlético Mineiro, enfim, está na final da Copa Libertadores. Em 105 anos de história, o clube mineiro jamais havia alcançado a decisão do torneio. Conseguiu nesta quarta-feira, 10, da forma mais dramática possível. No estádio Independência, em Belo Horizonte, venceu o Newell’s Old Boys por 2 a 0 e carimbou a vaga na decisão agônica de pênaltis com a vitória por 3 a 2, com mais uma defesa do herói Victor. Na longa travessia até a classificação não faltaram emoção, confiança e muita entrega.

(Foto: Agência Reuters)

(Foto: Agência Reuters)

O Newell’s não teve um minuto de trégua no primeiro tempo. Quando pisou no gramado do Independência ouviu uma vaia e um apitaço de doer a cabeça. Uma pressão absurda. Por isso, não conseguiu entender a manobra do Atlético que marcou pressão, recuperou a bola no campo inimigo com Tardelli, que serviu Ronaldinho Gaúcho. Dali, um passe em profundidade para Bernard arrancar e bater para gol entre as pernas de Guzmán: Atlético 1 x 0, logo aos 3 minutos.

O gol de Bernard fez o Independência pulsar ainda mais com o time. Havia muita esperança, gritos de fé e uma ponta de aflição nas arquibancadas. O Atlético ainda precisava de mais dois gols para sacramentar a classificação à final. A ordem era não deixar o Newell’s voltar à respiração normal.

Com essa entrega, o time mineiro dividiu todos os lances com os argentinos. Nenhum palmo de campo deveria ficar descoberto até que a bola fosse roubada do adversário. De posse dela, o melhor caminho era explorar as jogadas pela direita com o infernal Bernard. A seu serviço os bons passes de Ronaldinho Gaúcho e Tardelli. Por ali, o Atlético minou o Newell’s.

Atordoado, o time argentino começou a paralisar o jogo a cada falta sofrida – um jeito de esfriar o Atlético e o estádio. Heinze, o mais experiente do inimigo, fez bem esse papel até sair machucado, aos 25 minutos.

Apesar da malícia dos argentinos, o time mineiro em nenhum momento perdeu o controle do jogo. E poderia ter ampliado o placar com Tardelli, aos 35, após boa trama com Bernard. Neste lance, o goleiro Guzmán sofreu um choque com Tardelli que abriu seu supercílio direito. O jogo ficou paralisado por 9 minutos para o socorro a Guzmán. Na volta, Josué perdeu gol feito e Jô sofreu pênalti ignorado pelo árbitro. Lances cruciais que só fizeram levar a agonia atleticana para o segundo tempo.

O Galo forte e vingador, como a torcida cantava, tinha ainda 45 minutos pela frente para fazer mais dois gols e não sofrer nenhum. Na volta do intervalo, o time tinha Ronaldinho e Tardelli na armação, Jô centralizado e Bernard aberto na ponta – mesmo enredo do primeiro tempo. Era um time com volúpia no ataque e franqueado aos contra-ataques. E nas arquibancadas, mais aflição do que a euforia da certeza.

Todo o esforço no ataque, sem muita coordenação, não resultou em um gol de imediato. Então o Newell’s viu que o bicho não era tão feio, adiantou a marcação e não deu espaço para Ronaldinho pensar, a partir dos 15 minutos. O Atlético perdeu o ímpeto e as orações se multiplicaram entre os torcedores.

Alguém tinha de chamar a responsabilidade para resolver a questão. Cuca trocou o volante Pierre pelo atacante Luan. E nada. Quando tudo parecia perdido para o time mineiro, parte dos refletores do Independência se apagou, aos 32 minutos. Tempo para Cuca reorganizar a casa e a torcida se incendiar de novo. O jogo ficou paralisado por 11 minutos. Unhas roídas e lágrimas na torcida.

Na volta, Cuca trocou Tardelli e Bernard por Alecsandro e Guilherme, respectivamente. Deu certo. Em uma rebatida errada de Mateo, Guilherme fez o segundo, aos 50. Faltava um gol, mas ele não saiu e a disputa foi para a decisão por pênaltis.

As quatro primeiras cobranças foram convertidas com sucesso por Alecsandro, Scocco, Guilherme e Vergini. Depois veio uma sequência de erros, todos para fora, que devem ter matado qualquer torcedor do coração: Jô, Casco, Richarlyson e Cruzado. Aí Ronaldinho Gaúcho bateu e fez 3 a 2. Coube a Victor, herói na classificação sobre o Tijuana nas quartas de final, defender outra cobrança, desta vez de Maxi Rodríguez, e garantir a classificação.

 

Por Luiz Antônio Prósperi | Agência Estado

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Segundo jornal, Adriano estaria negociando com clube da Série D da Itália

Segundo jornal, Adriano estaria negociando com clube da Série D da Itália(1)

O Terracina, time amador do país, estaria tentando levar o Imperador, que está longe de seu auge, para jogar na cidade em um projeto ambicioso Adriano foi um dos maiores jogadores da Internazionale nos últimos anos. Os seus gols e títulos renderam o apelido de “Imperador”, mostrando a importância que teve no país. E, segundo

Em busca de cinturão, Minotouro vê luta de “vai ou racha” com Johnson

Em busca de cinturão, Minotouro vê luta de “vai ou racha” com Johnson(0)

Brasileiro acredita que ainda não é a hora de pensar em parar, apesar de frequentes lesões, e diz: “Consegui chegar no pico da preparação física” A vitória de Rogério Minotouro sobre Rashad Evans em fevereiro de 2013 o colocou em boa posição na categoria dos meio-pesados (até 93kg) do UFC, já beirando uma disputa de cinturão, mas

Fora da Olimpíada, Dunga ganha alívio extra para quatro anos

Fora da Olimpíada, Dunga ganha alívio extra para quatro anos(0)

De Vanderlei Luxemburgo a Mano Menezes, a disputa dos Jogos Olímpicos já arruinou a reputação de treinadores da Seleção Brasileira. Novo comandante do time principal, Dunga sentiu essa pressão na pele em 2008, mas não deve se envolver diretamente no processo desta vez. Nesta terça-feira, Alexandre Gallo foi confirmado como técnico para os Jogos do Rio de

Torcedores de Eunápolis estão ansiosos para estreia da seleção no Intermunicipal

Torcedores de Eunápolis estão ansiosos para estreia da seleção no Intermunicipal(0)

Os torcedores apaixonados da cidade de Eunápolis estão ansiosos para a estreia da seleção local, que se prepara mais uma vez para disputar a maior competição amadora do país. Concomitantemente, o presidente da liga, Florisvaldo Garcia e toda sua comissão técnica, vêm trabalhando a todo vapor para deixar o selecionado eunapolitano pronto pra disputar o

Após desistência, prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira confirma a participação da seleção de futebol da cidade no campeonato Intermunicipal

Após desistência, prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira confirma a participação da seleção de futebol da cidade no campeonato Intermunicipal(0)

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD),  por meio de seu chefe de Gabinete, Josemar Siquara, confirmou a participação da seleção de futebol da cidade no campeonato Intermunicipal deste ano, desfazendo os boatos que foram publicados em sites da região de que a seleção não participaria por conta de o estádio municipal está em reforma.

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia