Só 20 cidades baianas têm bombeiros

2/ago/2013 . 10:44


Apenas 5% dos 417 municípios baianos são atendidos pelo Corpo de Bombeiros. Atualmente a Bahia encontra-se no 22º lugar entre as 27 unidades da Federação neste quesito. Em relação ao efetivo, o Estado está na 11ª posição, com cerca de 2.200 militares, mas ocupa a penúltima posição na cobertura perdendo apenas para Piauí. Durante o encontro que reuniu autoridades e representantes do Instituto Movimenta Salvador, foi apresentado um estudo de requalificação, valorização e desenvolvimento do Corpo de Bombeiros do estado. O evento aconteceu na sede da Federação das Indústrias do estado da Bahia da (FIEB).

bombeiros

Uma das questões apontadas pelo diretor geral do Movimenta Salvador, Aldo Ramon Almeida, o problema da deficiência está relacionado ao fato do Corpo de Bombeiros, assim como os de outras cidades a exemplo do Rio Grande do Sul estar diretamente subordinado à Polícia Militar. Ele destacou ainda que a complexidade cada vez maior gerada pelo uso intensivo das áreas urbanas tem exigido um intenso processo de especialização das atividades de prevenção e combate a incêndios.

Neste sentido, ele explicou que o governo, as empresas e a sociedade civil organizada procuram se mobilizar vigorosamente sobre o assunto, principalmente no encaminhamento e realização de ações preventivas de qualidade que permitam evitar incidentes mais graves no futuro. “Esta é a contribuição do Instituto, que tem como propósito promover o desenvolvimento econômico e social sustentável de Salvador”, explicou.

Os serviços voluntários que já ocorrem em diversos países na realização de atividades básicas foi destacado como uma das formas de aumentar a segurança contra incêndios.

Outro entrave abordado pelo diretor foi à ausência de um marco regulatório como a instituição de um Código de Prevenção de Incêndio e Pânico na Bahia para um melhor ordenamento jurídico dos casos. “É fundamental que a Prefeitura também demonstre mais esforço com profissionais habilitados”.

A falta de informação sobre as ocorrências de incêndios no país também é bastante crítica. Para sanar essa carência, na Bahia o projeto sugere a criação da agência com profissionais experientes para servir como base para as funções de regulação, mediação e correição quanto à atuação do Corpo de Bombeiros no cumprimento das suas atividades.

Outra sugestão contida no projeto é a certificação passar a ser obtida pelos empreendimentos novos e antigos, que solicitarão às instituições privadas previamente credenciadas na Agência Estadual de Segurança Contra Incêndio, uma inspeção periódica em suas instalações visando atestar se estas estão atendendo as condições normativas e legais.

 

Por Tribuna da Bahia

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Morre o escritor Ariano Suassuna

Morre o escritor Ariano Suassuna(0)

O escritor Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira. A informação é do Real Hospital Português, de Recife, onde o escritor estava internado desde a noite de segunda-feira. De acordo com a nota de falecimento, Suassuna teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.  A morte de Ariano Suassuna, aos 87 anos, no Recife, priva a sociedade brasileira de um personagem ao

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%(0)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 38% das intenções de voto para presidente da República. Em seguida, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB), com 22%, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior realizado pelo instituto, em junho, Dilma aparecia com 39%, Aécio com 21% e

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014(0)

A modelo Anne Lima, de 20 anos, representante da cidade de Caetité, a 648 km de Salvador, foi eleita Miss Bahia 2014. Ela foi escolhida entre 28 candidatas, em concurso que aconteceu sábado, 19, na capital baiana. Além de receber a coroa e de poder rerpresentar o estado na competição nacional, o Miss Brasil, Anne

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência(0)

Debate, que reúne Paula Miraglia, Jailson de Souza e Silva e Rene Uren, aborda o desenvolvimento urbano e a promoção da segurança Tradição na Flip, a mesa Zé Kleber neste ano discutirá o papel do urbanismo na construção de uma cidade mais democrática, acessível e menos desigual. O debate acontece na quinta-feira (31/7), às 9h30,

Flip anuncia a programação FlipMais

Flip anuncia a programação FlipMais(0)

Encontros acontecem na Casa da Cultura em mesas sobre políticas públicas, literatura, cinema e Millôr Fernandes, homenageado da Flip 2014 A cada ano, o burburinho literário da Flip extravasa a moldura da tenda e corre em diversos afluentes pelas ruas de pedra da cidade que a acolhe. Em mais uma edição, é nas atividades da

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia