Conferências Setoriais de Cultura pautam linguagens artísticas

25/set/2013 . 11:20


Etapa da V Conferência Estadual de Cultura, as Setoriais incluem debates específicos sobre Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro

Depois de realizadas as etapas municipais, nas cidades baianas, e territoriais, nos 27 Territórios de Identidade do estado, é chegada a hora de debater a Cultura da Bahia sob um olhar setorial. No dia 6 de outubro (domingo), na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e no PAF VI da Universidade Federal da Bahia (Federação – Salvador), das 8 às 18 horas, 23 Conferências Setoriais de Cultura focam nas linguagens artísticas – Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro – e nas áreas de Arquivos, Memória e História; Bibliotecas; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas da Infância; Culturas da Juventude; Culturas Digitais; Culturas dos Idosos; Mulher e Cultura; Culturas Indígenas; Culturas LGBT; Culturas Populares; Espaços Culturais; Estudos e Formação em Cultura; Livro e Leitura; Museus; e Serviços Criativos. O evento é aberto ao público e intenciona mobilizar uma expressiva participação da sociedade, representada por artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos, pesquisadores, investidores e demais protagonistas da Cultura.

funceb

As Conferências Setoriais são uma etapa que compõe a V Conferência Estadual de Cultura, que tem como tema “Uma política de Estado para a cultura: desafios do Sistema Estadual de Cultura” e cujo encontro final acontece nos dias 12 e 13 de outubro, em Camaçari. O secretário estadual de Cultura, Albino Rubim, comemora a vanguarda da Bahia em relação ao avanço no diálogo entre sociedade civil e o poder público sobre as políticas públicas para a Cultura: “A Bahia é o estado que mais faz Conferência Setorial. Reconhecemos 26 setores da Cultura e possibilitamos a participação de representantes de todos os Territórios de Identidade baianos nesses encontros, para que as discussões não se fechem em Salvador, e que sejam, de fato, estaduais”.

Tendo como missão a criação e implementação de políticas para as Artes, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), órgão vinculado à Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA), será responsável pela instrução dos debates a respeito das linguagens artísticas. Para tanto, os coordenadores que respondem pelas áreas de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro, bem como a diretoria geral e assessores técnicos da Fundação, se farão presentes. Cada gestor de linguagem integrará os grupos com os representantes de suas áreas.

O assessor de Relações Institucionais da FUNCEB, Kuka Matos, explica que a metodologia das Setoriais está dividida em três grupos: “O primeiro grupo é composto pelos setores que estão em processo de construção dos seus Colegiados, que vão definir os membros da comissão eleitoral e os mecanismos para o processo eleitoral dos seus membros. O segundo grupo é composto pelos setores que já têm os seus Colegiados Setoriais em funcionamento, caso de todos os setores das Artes, e estes vão trabalhar a construção dos seus planos setoriais de Cultura. Por fim, os que compõem o terceiro grupo são os setores que estão em processo ou início de organização do seu Sistema Setorial: estes vão elaborar, validar e priorizar propostas para os setores visando à sua total inclusão no Sistema Estadual de Cultura da Bahia”.

O diretor de Territorialização de Cultura, Sandro Magalhães, informa que, para ampliar a participação de representantes dos setores de toda a Bahia, foram eleitos 67 delegados para as Conferências Setoriais, que terão despesas pagas pela SecultBA para participarem desta etapa em Salvador. “Como os encontros são abertos ao público, todos os setores que garantirem o quórum de 26 participantes credenciados para realizarem sua Conferência elegerão até cinco delegados cada, sendo três representantes da sociedade civil e dois representantes do poder público, para participar da V Conferência Estadual de Cultura”, completa.

As Setoriais se justificam pela necessidade da contribuição da sociedade civil na discussão das políticas públicas para os diversos setores da Cultura e objetivam promover o debate, valorizando a diversidade das expressões e o pluralismo das opiniões; fortalecer e facilitar a formação e o funcionamento de fóruns e redes; discutir e estimular a criação dos Colegiados Setoriais ainda não formados, que compõem o Sistema Estadual de Cultura da Bahia, conforme previsto na Lei Orgânica da Cultura (12.365/2011); discutir a elaboração dos Planos Setoriais de Cultura; e eleger os delegados setoriais para a etapa estadual.

Conferências Setoriais de Cultura – Linguagens Artísticas

Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música, Teatro

Quando: 6 de outubro de 2013 (domingo), das 8 às 18 horas

Onde: PAF VI da Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Rua Caetano Moura, 121 – Federação

Aberta à participação pública | Entrada gratuita

Informações: www.culturabahia.com

 

Por Ascom/Funceb

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Morre o escritor Ariano Suassuna

Morre o escritor Ariano Suassuna(0)

O escritor Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira. A informação é do Real Hospital Português, de Recife, onde o escritor estava internado desde a noite de segunda-feira. De acordo com a nota de falecimento, Suassuna teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.  A morte de Ariano Suassuna, aos 87 anos, no Recife, priva a sociedade brasileira de um personagem ao

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%(0)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 38% das intenções de voto para presidente da República. Em seguida, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB), com 22%, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior realizado pelo instituto, em junho, Dilma aparecia com 39%, Aécio com 21% e

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014(0)

A modelo Anne Lima, de 20 anos, representante da cidade de Caetité, a 648 km de Salvador, foi eleita Miss Bahia 2014. Ela foi escolhida entre 28 candidatas, em concurso que aconteceu sábado, 19, na capital baiana. Além de receber a coroa e de poder rerpresentar o estado na competição nacional, o Miss Brasil, Anne

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência(0)

Debate, que reúne Paula Miraglia, Jailson de Souza e Silva e Rene Uren, aborda o desenvolvimento urbano e a promoção da segurança Tradição na Flip, a mesa Zé Kleber neste ano discutirá o papel do urbanismo na construção de uma cidade mais democrática, acessível e menos desigual. O debate acontece na quinta-feira (31/7), às 9h30,

Flip anuncia a programação FlipMais

Flip anuncia a programação FlipMais(0)

Encontros acontecem na Casa da Cultura em mesas sobre políticas públicas, literatura, cinema e Millôr Fernandes, homenageado da Flip 2014 A cada ano, o burburinho literário da Flip extravasa a moldura da tenda e corre em diversos afluentes pelas ruas de pedra da cidade que a acolhe. Em mais uma edição, é nas atividades da

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia