Despertamento espiritual da fé em Deus (O homem que tem sua fé despertada em Deus faz o diferencial em sua vida)

29/jan/2014 . 8:06


Texto: Salmos 119:25

A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.

Quando falamos em despertamento espiritual, falamos do poder da palavra de Deus agindo na vida de um homem ou de uma mulher que um dia eram cheios da presença e unção do Espírito Santo de Deus. Ela poder mudar qualquer ser humano em decadência de sua fé em Deus, numa pessoa transformada a ponto de ser influenciado por Deus e influenciar uma geração perdida e mesclada com os padrões pervertidos do mundo.

Despertamento Espiritual

O verdadeiro despertamento na vida de um homem ou de uma comunidade cristã se dá quando:

  1. Quando há reconhecimento de que seu estado (espiritual, de fé com Deus) está numa falência.
  2. Quando há arrependimento dos pecados praticados.
  3. Quando há confissão sincera perante a Deus através da oração.
  4. Quando há humilhação diante de Deus e em seguida a petição de querer que a palavra de Deus gere uma paixão ardente pela pessoa de Jesus.

O único agente que poder vivificar, isto é, despertar a fé de Deus no coração do homem, chama-se PALAVRA DE DEUS. Sem isso, tudo que se faça na tentativa de que haja um despertamento espiritual, serão apenas metodologias humanas fracassadas (programações de igreja, “atrações” evangélicas, metodologias de culto, etc.). Pois o autor do Salmo 119:25 (um anônimo, porém inspirado pelo Espírito de Deus), entende, através de sua oração, que somente pelo poder da palavra de Deus é que sua vida pode mudar.

Não devemos nos esquecer que ela é espírito e vida, ou seja, ela age no espírito humano fazendo com quê o homem pecador saia das trevas, dos maus caminhos, da perversão moral para viver na presença de Deus. Jesus afirma isso ao citar:

João 6:63 parte b

As palavras que eu vos disse são espírito e vida.

Que espírito é esse? Que vida é essa? Espírito é a ação espiritual que a palavra de Deus promove em conjunto com o Espírito Santo, no espírito humano, quando a mesma é pregada ou anunciada a alguém. Vida é a vida espiritual (A vida de Deus na vida humana). Por isso, você já deve ter ouvido pessoas dizer de um cristão evangélico cheio do Espírito Santo: – “Esse é um homem de Deus”. Por quê? Porque Deus está neste homem. Há uma vida espiritual influenciando seu espírito humano, sua alma e sua conduta física humana.

DESPERTAMENTO COMEÇA GERALMENTE QUANDO ESTAMOS NUMA ESPÉCIE DE CRISE 

Pela experiência do profeta Isaías, podemos confirmar isso. Foi em meio à morte de alguém que ele tinha relacionamentos, que Deus despertou sua vida espiritual. Ele simplesmente “viu” a Deus. E quando isso acontece, nossa vida muda. Há arrependimento e confissão de pecados. Há reconhecimento de que estamos imundos (espiritualmente) associados ao pecado, ao estilo do mundo, etc. Nossa consciência é despertada para perceber isso. Ele se torna sensível à voz de Deus.

Isaías viu a sua miséria espiritual. Não foram os sacerdotes daquela época, os anciãos daquela época (estes eram homens zelosos pela santidade do povo de Deus), mas o próprio Deus em um momento de intimidade de Isaías com Ele. Foi neste momento que Deus revelou seu  estado pecaminoso.Veja:

Isaías 6:1-8

1 – NO ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.

2 – Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.

3 – E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.

4 – E os umbrais das portas se moveram à voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça.

5 – Então disse eu: Ai de mim! Pois estou perdido; porque sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios; os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos.

6 – Porém um dos serafins voou para mim, trazendo na sua mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz;

7 – E com a brasa tocou a minha boca, e disse: Eis que isto tocou os teus lábios; e a tua iniqüidade foi tirada, e expiado o teu pecado.

8 – Depois disto ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.

Conclusão

O Salmo 119 é uma exaltação da importância da palavra de Deus para o povo hebreu. Eles sabiam que não era apenas um copêndio de livros escritos no intuito de marcar a historia, mas sim a voz de Deus revelada  ao seu povo que traz em si mesma o poder de influenciar, transformar, dirigir, ensinar e nortear toda vida do povo hebreu (e nós também).

Pergunto: Qual é a tua visão no quis diz respeito à Bíblia (palavra de Deus revelada ao homem)? É mais um livro empoeirado que serve de patuá  colocado numa estante ou mesa como adorno doméstico? Ou o instrumento de fé e conduta para te dar a conhecer a Deus e seu eterno poder? Lembre-se disto:

Tiago 1:25

Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

Quer se dar bem na fé e ser feliz com Deus? Pratique a palavra, isto é, viva ela diariamente.

 

Por Marcio Oliveira

2 comentários

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Papa Francisco lidera lista de personalidades mais honestas

Papa Francisco lidera lista de personalidades mais honestas(0)

Um ranking, feito pela consultoria Giacobbe e Associados, listou quem os argentinos consideram os mais honestos entre pessoas influentes do país e do mundo. O papa Francisco, um portenho, ficou em primeiro lugar. O ex-presidente Arturo Illía, famoso por nunca ter sido envolvido em casos de corrupção, foi um dos políticos argentinos mais bem avaliados. Ele foi

Show Luiz Arcanjo encerra Semana do Evangélico em Iguaí

Show Luiz Arcanjo encerra Semana do Evangélico em Iguaí(2)

Na noite de ontem (20), uma multidão de pessoas marcou presença na Praça Manoel Novaes com a participação de pastores de várias igrejas e seus respectivos membros, além de pessoas das cidades circunvizinhas, que acompanharam o show de Luiz Arcanjo, cantor que foi a atração da Semana do Evangélico em Iguaí. Luiz Arcanjo, que possui influências

Grupo Novo Pentecostes realiza Kairós hoje em Iguaí

Grupo Novo Pentecostes realiza Kairós hoje em Iguaí(0)

O Grupo de Oração Novo Pentecostes da Renovação Carismática Católica (RCC) de Iguaí, que pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro estará realizando hoje (19), na Praça Manoel Novaes, a partir das 19:30h, o Kairós (Tempo de Graça). Com o tema “Conservai a unidade do Espírito pelo vínculo da paz” (Ef. 4,5), será realizado

Começa a Semana do Evangélico em Iguaí

Começa a Semana do Evangélico em Iguaí(1)

Na noite de ontem (18) deu-se início, na Igreja Evangélica Emanuel, a Semana do Evangélico de Iguaí. Com a participação de pastores de várias igrejas e seus respectivos membros iniciaram o final de semana festivo. Durante os dias 18 e 19 acontecerão palestras com a presença de diversos pastores e outras atividades religiosas na Igreja Emanuel,

Pároco de Iguaí, Pe. André Costa, comemora 4 anos de ordenação sacerdotal

Pároco de Iguaí, Pe. André Costa, comemora 4 anos de ordenação sacerdotal(1)

Nesta quinta feira (17), o pároco de Iguaí, Padre André Costa, comemora seus quatro anos de ordenação sacerdotal.  Um dos mais novos dos padres do vicariato São Marcos, da Arquidiocese de Vitória da Conquista, mostra que tem uma atenção não só voltada para a igreja, mas também sim com as questões sociais. O Padre André

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia