Anelka queria jogar “descontraído” em um “país exótico”

7/abr/2014 . 22:30


Nicolas Anelka, a nova surpresa com que Alexandre Kalil brindou a torcida do clube que preside, estava sem mercado na Europa. Aos 35 anos e marcado pelo incidente do gesto antissemita em um jogo do West Bromwich, Anelka já não sonhava em disputar a Copa do Mundo no Brasil. Jogar por um clube brasileiro, porém, o interessava.

anelka

(Foto: Reprodução Internet)

Em entrevista ao jornal gratuito Metro, edição parisiense, na sexta-feira passada, Anelka revelou o desejo de reencontrar a “descontração” do início da carreira. Uma boa notícia para a torcida do Atlético Mineiro: ele disse que vem mantendo a forma, mesmo depois de ter sido dispensado (ou pedido dispensa, na versão dele) do West Bromwich, seu clube mais recente.

Longe da Europa, Anelka talvez tenha a esperança de se livrar de explicações sobre o incidente que o tirou do futebol inglês. Ele fez um gesto conhecido na França como “quenelle” – um dos braços esticados para baixo e a outra mão sobre o ombro. Esse gesto de baixo calão era usado em um esquete do comediante francês Dieudonné, amigo de Anelka. Dieudonné, antes esquerdista, “converteu-se” à extrema direita e o gesto (até por parecer uma saudação nazista “ao contrário”) passou a ser associado ao preconceito contra os judeus.

Anelka jura que não é racista nem antissemita. Que queria apenas homenagear o amigo Dieudonné. Mas o estrago estava feito. Além disso, o atacante é recém-convertido ao islã, o que alimentou a suspeita de antissemitismo.

A seguir, alguns trechos da entrevista de Anelka ao Metro.

SOBRE A CARREIRA

Eu sou acima de tudo um homem livre, que finalmente pode curtir os filhos. Eu não estou em busca de um clube, mas recebo propostas. Ainda não decidi. Salvo milagre, nenhum novo desafio antes da próxima temporada. Seja na Europa ou em países exóticos, tenho vontade de amar o futebol descontraído como no começo da minha carreira. Enquanto espero, estou mantendo a forma para estar pronto quando chegar a hora, porque há grande chance de me verem ainda em campo.

SOBRE A “QUENELLE”

Quem decide que a “quenelle” é antissemita e racista, além do inventor do gesto? Não cabe à Licra (uma entidade antirracista) decidir, mas àquele que inventou! Quando perguntam ao Dieudonné, ele diz claramente que não. Só porque algumas pessoas reproduziram o gesto na frente de uma sinagoga, ele vira automaticamente antissemita em qualquer situação? Desculpe, mas eu não engulo. Se continuar assim, daqui a pouco quem resolveu que a “quenelle” é racista vai nos proibir de comer abacaxi! Reconheço que é um gesto vulgar. Não havia nenhum pensamento religioso da minha parte. Eu não sou racista nem antissemita, a “quenelle” era só uma homenagem!

SOBRE RACISMO

É fácil dizer que eu sou antissemita e racista. Resta provar. Não tenho nenhum antecedente racista nem antissemita. Portanto, nenhuma prova, nem mesmo uma suspeita de prova! Ah, claro, logo eu li que tinha me convertido ao Islã. Para ligarem uma coisa com outra, é super-rápido. Mas eu tenho uma pergunta: por que eu pensaria na comunidade judia ao marcar um gol? Nunca tive problema com ela e, além disso, por que teria?

SOBRE A PUNIÇÃO (MULTA DE 80 000 LIBRAS E SUSPENSÃO DE 5 JOGOS)

Meu gesto foi considerado anti-semita, mas eu não: não compreendo! Que contradição magnífica. Aceitei minha pena e não recorri porque, diante das reações ao veredicto, eles estavam esperando eu recorrer para me suspender por dez jogos! Por isso preferi sair do clube.

RELAÇÃO COM DIEUDONNÉ

É um amigo, e hoje em dia se tornou um irmão. Continua a ser o melhor humorista da França. Muita gente pensa como eu, mas não ousa dizer, por medo de perder o emprego.

SOBRE OS ATLETAS FRANCESES TONY PARKER E SAKHO, QUE FIZERAM O GESTO E DEPOIS PEDIRAM DESCULPAS

Cada um escolhe seu lado. Eles são livres para fazer o que quiserem e não me cabe julgar. Eu sou franco, as pessoas sabem. Quando luto por alguém, vou até o fim.

 

Por Sport Tv 

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Segundo jornal, Adriano estaria negociando com clube da Série D da Itália

Segundo jornal, Adriano estaria negociando com clube da Série D da Itália(1)

O Terracina, time amador do país, estaria tentando levar o Imperador, que está longe de seu auge, para jogar na cidade em um projeto ambicioso Adriano foi um dos maiores jogadores da Internazionale nos últimos anos. Os seus gols e títulos renderam o apelido de “Imperador”, mostrando a importância que teve no país. E, segundo

Em busca de cinturão, Minotouro vê luta de “vai ou racha” com Johnson

Em busca de cinturão, Minotouro vê luta de “vai ou racha” com Johnson(0)

Brasileiro acredita que ainda não é a hora de pensar em parar, apesar de frequentes lesões, e diz: “Consegui chegar no pico da preparação física” A vitória de Rogério Minotouro sobre Rashad Evans em fevereiro de 2013 o colocou em boa posição na categoria dos meio-pesados (até 93kg) do UFC, já beirando uma disputa de cinturão, mas

Fora da Olimpíada, Dunga ganha alívio extra para quatro anos

Fora da Olimpíada, Dunga ganha alívio extra para quatro anos(0)

De Vanderlei Luxemburgo a Mano Menezes, a disputa dos Jogos Olímpicos já arruinou a reputação de treinadores da Seleção Brasileira. Novo comandante do time principal, Dunga sentiu essa pressão na pele em 2008, mas não deve se envolver diretamente no processo desta vez. Nesta terça-feira, Alexandre Gallo foi confirmado como técnico para os Jogos do Rio de

Torcedores de Eunápolis estão ansiosos para estreia da seleção no Intermunicipal

Torcedores de Eunápolis estão ansiosos para estreia da seleção no Intermunicipal(0)

Os torcedores apaixonados da cidade de Eunápolis estão ansiosos para a estreia da seleção local, que se prepara mais uma vez para disputar a maior competição amadora do país. Concomitantemente, o presidente da liga, Florisvaldo Garcia e toda sua comissão técnica, vêm trabalhando a todo vapor para deixar o selecionado eunapolitano pronto pra disputar o

Após desistência, prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira confirma a participação da seleção de futebol da cidade no campeonato Intermunicipal

Após desistência, prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira confirma a participação da seleção de futebol da cidade no campeonato Intermunicipal(0)

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira (PSD),  por meio de seu chefe de Gabinete, Josemar Siquara, confirmou a participação da seleção de futebol da cidade no campeonato Intermunicipal deste ano, desfazendo os boatos que foram publicados em sites da região de que a seleção não participaria por conta de o estádio municipal está em reforma.

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia