Quase 19 mil cisternas em 23 cidades ajudam os baianos a enfrentar estiagem

28/jun/2014 . 10:09


Aprender a conviver com a seca sem precisar ir embora do sertão nordestino passou a ser uma alternativa possível para 80 mil famílias atendidas com a tecnologia social Cisternas de Placas em nove estados do semiárido brasileiro.  Dentre eles, a Bahia tem o maior número de unidades construídas pela Fundação BB e parceiros: 18,9 mil em 23 municípios baianos.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Na cidade de Cândido Sales, 1,2 mil famílias receberam a tecnologia social, que tem a capacidade de armazenar 16 mil litros de água da chuva e pode servir uma média de cinco pessoas por oito meses de seca.

No semiárido baiano, 70,6 mil pessoas são atendidas pela parceria entre a Fundação BB, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Articulação do Semiárido (ASA).

A família da agricultora Maísa Farias, 32 anos, vive em um povoado da cidade de Cândido Sales, a 406 quilômetros de Salvador, e conta com uma dessas cisternas há dois anos.

Na casa moram o filho da agricultora, de 8 anos, e a mãe, de 75. Maísa explica que, antes de ter o reservatório, perdia a manhã inteira para buscar água em um poço a dois quilômetros de distância e muitas vezes levava o filho junto. Agora, sobra mais tempo para ela trabalhar na roça e para o filho brincar, desenhar e estudar. “Foi a melhor coisa que aconteceu na vida da gente”, revela. Segundo ela, outros parentes também passaram a contar com a água da cisterna para beber e cozinhar e estão “todos muito felizes”.

Já na Comunidade de Poça do Osório, na cidade de Dom Basílio, a família de Maria do Rosário Neves, 54 anos, é uma das selecionadas para receber a cisterna. Além dela, o marido, o filho e a nora vivem na casa e cuidam da pequena roça no terreno ao lado.

Desde que receberam a cisterna, no início do ano, eles podem contar com água limpa, própria para beber e preparar alimentos, o que não era possível antes. “A gente sempre pegava água ruim, salobra, barrenta. Agora, pegamos água da chuva. Foi muito bom, maravilhoso”, declara Maria do Rosário.

Além de garantir o direito à água potável, o processo de construção das cisternas também gera desenvolvimento local e inclusão socioprodutiva, na medida em que estimula economia local com venda de material de construção civil e atua na capacitação mão de obra para construção das cisternas, e das famílias, para o uso racional do recurso hídrico.

O investimento social de R$ 180 milhões atende cerca de 300 mil pessoas em 133 municípios de nove estados (além da Bahia, Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe).

A cisterna de placas é uma tecnologia social certificada pela Fundação BB em 2001.

O reservatório cilíndrico, coberto e semienterrado é abastecido com água da chuva por meio de um encanamento simples instalado no telhado das casas.

 …

Por Tribuna da Bahia

Comente agora

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

Morre o escritor Ariano Suassuna

Morre o escritor Ariano Suassuna(0)

O escritor Ariano Suassuna morreu nesta quarta-feira. A informação é do Real Hospital Português, de Recife, onde o escritor estava internado desde a noite de segunda-feira. De acordo com a nota de falecimento, Suassuna teve uma parada cardíaca provocada pela hipertensão intracraniana.  A morte de Ariano Suassuna, aos 87 anos, no Recife, priva a sociedade brasileira de um personagem ao

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%

Ibope mostra Dilma com 38%, Aécio com 22% e Campos com 8%(0)

Pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (22) mostra Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, com 38% das intenções de voto para presidente da República. Em seguida, aparecem o senador Aécio Neves (PSDB), com 22%, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), com 8%. No levantamento anterior realizado pelo instituto, em junho, Dilma aparecia com 39%, Aécio com 21% e

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014

Candidata de Caetité é a Miss Bahia 2014(0)

A modelo Anne Lima, de 20 anos, representante da cidade de Caetité, a 648 km de Salvador, foi eleita Miss Bahia 2014. Ela foi escolhida entre 28 candidatas, em concurso que aconteceu sábado, 19, na capital baiana. Além de receber a coroa e de poder rerpresentar o estado na competição nacional, o Miss Brasil, Anne

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência

Mesa Zé Kleber discute urbanismo e prevenção da violência(0)

Debate, que reúne Paula Miraglia, Jailson de Souza e Silva e Rene Uren, aborda o desenvolvimento urbano e a promoção da segurança Tradição na Flip, a mesa Zé Kleber neste ano discutirá o papel do urbanismo na construção de uma cidade mais democrática, acessível e menos desigual. O debate acontece na quinta-feira (31/7), às 9h30,

Flip anuncia a programação FlipMais

Flip anuncia a programação FlipMais(0)

Encontros acontecem na Casa da Cultura em mesas sobre políticas públicas, literatura, cinema e Millôr Fernandes, homenageado da Flip 2014 A cada ano, o burburinho literário da Flip extravasa a moldura da tenda e corre em diversos afluentes pelas ruas de pedra da cidade que a acolhe. Em mais uma edição, é nas atividades da

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia