Por que a justiça é tão lenta quando se trata de punir os políticos?

25/jan/2013 . 9:00


O que fazer com prefeitos, em todo o Brasil, que perderam as eleições ou não tiveram seus candidatos eleitos e depois “sumiram do mapa”? Uma calamidade se alastra por todo o país e um grande descaso pode ser percebido em todos os municípios em que os funcionários ficaram sem receber os seus salários.

Justiça

A justiça deveria ser mais rigorosa, pois não pune como deve esses bandidos que roubam o dinheiro público, não prestam contas e ficam por aí “curtindo com a cara” do funcionário público. Os processos se alastram, em todo o país, de outras gestões anteriores que também cometeram o mesmo crime, mas que, até hoje, em sua maioria, não foram punidos os responsáveis.

Em Iguaí, por exemplo, isso aconteceu em 1996, em 2000 e agora em 2012. E o que aconteceu com o funcionário público? Não recebeu os seus salários e nem o 13º e nem 1/3 de férias até hoje. E o que aconteceu com os gestores que não cumpriram com suas obrigações e nem deram satisfação de onde foi parar esse dinheiro? Estão aí, como se nada tivesse acontecido.

Esses são os homens que se dizem representantes do povo e querem ser respeitados pela sociedade? Essas criaturas execráveis deveriam ser banidas totalmente do meio social em que convivem e também pagar pelo prejuízo que causaram ao patrimônio público, além dos danos morais que causaram à população do município.

Quando um funcionário, que cumpre com suas obrigações, falta ao trabalho o seu salário é cortado de imediato. No entanto, quando esses indivíduos deixam de pagar os salários aos cidadãos de bem, que trabalham e têm família para sustentar, nada é feito e, para terem o que é de direito devolvido para onde nunca deveria ter saído, é preciso penar esperando uma justiça que, a meu ver, não é cega, mas sim surda e muda.

É preciso lutar para a criação de uma lei federal que possa punir mais rigorosamente esses irresponsáveis, que pensam que estão acima de tudo e de todos. Após as eleições, no dia seguinte, o dinheiro público deveria ser bloqueado, ficar à disposição para que se efetuassem os pagamentos daqueles que trabalharam e que não podem ficar à mercê de um mau caráter, que pensa ser o dono do erário público.

Caso seja necessário, que haja um bloqueio dos bens dele e de seus familiares, de todos aqueles que usufruíram dessa “farra” com o dinheiro que é do povo e que deve ser aplicado só e unicamente em benefício daqueles que realmente são os seus verdadeiros donos: o cidadão. Até quando o país vai permitir que essa falta de respeito e esse descaso, por que não dizer crime, continue a acontecer sem nenhuma punição.

Enquanto não forem punidos aqueles que deixam o funcionário público sem salário, com fome e ainda pior, se sentindo impotente, pois nada é feito para que ele possa ter os seus direitos respeitados, jamais teremos um país sério e jamais o dinheiro público será administrado com seriedade. O funcionário público não está pedindo esmola a ninguém, mas apenas querendo o que é seu e foi desviado dos cofres públicos. Os prefeitos que não cumpriram com suas obrigações têm que ser punidos e a prefeitura, que é o órgão empregador, deve pagar os salários daqueles que trabalharam. Quanto aos culpados pela falta de respeito ao município, devem ser punidos e que se faça a justiça, então.

 

Por José Carlos Assunção Novaes*

 

*Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Especialista em Língua Portuguesa

Especialista em Língua Portuguesa com Ênfase em Produção Textual

Pós-graduando (MBA) em Jornalismo e Assessoria de Imprensa

Funcionário público (professor) municipal e estadual

5 comentários

Comente esta matéria

Apelido:
E-mail:
Site:
Comentário:

Outras matériasvá para homepage

João Ubaldo Ribeiro nunca vai morrer, mas morreu o dragão

João Ubaldo Ribeiro nunca vai morrer, mas morreu o dragão(0)

No final da premiada obra de João Ubaldo Ribeiro, o sargento Getúlio Santos Bezerra, vendo a “força” que vem chegando, como a “morte deslizando pelo rio”, decide, como em todo o romance, encarar o desafio que lhe foi incumbido. Prestes a ser alvejado, num insano tiroteio entre ele e um pelotão, ele diz: “eu vou

Sobre Zúñiga, Neymar e “macacos”

Sobre Zúñiga, Neymar e “macacos”(0)

Os xingamentos ao colombiano que tirou da Copa a estrela da seleção revelam o Brasil em que a abolição da escravatura jamais foi completada O zagueiro Juan Camilo Zúñiga entrou bruto com o joelho nas costas de Neymar. Era um jogo duro e a seleção brasileira também já tinha protagonizado entradas fortes sobre membros adversários.

Maria Quitéria: heroína baiana

Maria Quitéria: heroína baiana(0)

Logo após a proclamação da Independência do Brasil, o Conselho Interino de Governo, sediado em Cachoeira na Bahia, conclamou os baianos do Recôncavo a se alistarem para luta da independência do Brasil. O escritor Brenno Ferraz (1923) que descreve a guerra da Independência da Bahia informa que Maria Quitéria solicitou o consentimento ao pai, Gonçalo

A Guerra da Bahia: um panorama

A Guerra da Bahia: um panorama(0)

A Independência do Brasil guardou para a Bahia episódios bastante intensos. Nesta então província, portugueses e brasileiros, em lados opostos, pegaram em armas para definir o futuro da porção americana do Reino Unido português. Esta guerra durou cerca de um ano e alguns dias, entre 25 de junho de 1822 e 2 de julho de

O homem e o meio ambiente

O homem e o meio ambiente(0)

Não há como falar em meio ambiente sem discutir a questão da sustentabilidade, pressupondo que sustentabilidade está intrinsecamente relacionada ao meio, às pessoas, às relações, usos, necessidades, sistemas produtivos. Portanto, sustentabilidade envolve todos os atos e relações do homem em sociedade e de sua interação com o meio em que vive. Os eventos que vêm se apresentando atualmente,

leia mais

PARCEIRO . IGUAIMIX

mattus

manoel lobo saitt

my baby - viviane otica vitoria

somai

Acesse o antigo portal

IGUAIMIX.COM WebtivaHOSTING | webtiva.com . webdesign da Bahia