LoebCapote Arquitetura e Urbanismo assina projeto do recém-inaugurado Cine Caixa Belas Artes
Símbolo do circuito de cinemas da cidade de São Paulo e reconhecido pela programação de qualidade, o Cine Caixa Belas, reaberto em julho após um longo período, foi projetado pelo LoebCapote Arquitetura e Urbanismo, sob coordenação de Roberto Loeb.
O cinema é considerado um marco na história da capital paulista, ocupando uma de suas esquinas mais emblemáticas e tomado por grande parte dos paulistanos como patrimônio cultural imaterial da cidade.
Em 2002, quando o cinema foi ameaçado de fechar suas portas, os arquitetos Roberto Loeb e Luis Capote, sócios no escritório LoebCapote, fundaram, ao lado da jornalista Sônia Russo, oViva o Belas Artes, movimento que teve papel central nas manifestações contrárias ao fechamento. Semelhante à situação de 2002, o cinema não se sustentou por problemas financeiros, e encerrou suas atividades em 2011.
Terceira reforma do cinema assinada pelos arquitetos, que foram os responsáveis pelos projetos patrocinados pelo HSBC, em 2004 e 2006, o Cine Caixa Belas Artes reabre renovado, com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e da Caixa Econômica Federal.
“É uma alegria e um prazer ajudar a recuperar o Belas Artes para a cidade de São Paulo, mantendo seu DNA de cinema de rua, dos poucos que ainda subsistem na cidade de São Paulo”, afirma Roberto Loeb.
A fachada da Consolação foi pintada de azul cobalto, cor do novo patrocinador, a Caixa Econômica Federal. O Belas Artes está situado em frente ao Bar Riviera, reaberto depois de mais de 15 anos fechado.
Quanto ao interior do cinema, segundo Loeb, foram mantidos a bilheteria aberta, no térreo, e o piso de caco cerâmico negro, mas a iluminação foi inovada, com tubos de neon em forma de “sol”. Outras novidades são o espelho na rampa de acesso ao bar, duplicando o espaço visual, o forro de concreto aparente pintado de preto, e a inserção das cores cinza azulado, vermelho e cinza claro. Telas de plasma anunciam a programação e os horários de projeção.
Com o objetivo de criar espaços de grande conforto e acolhimento para os espectadores, as seis salas ganharam tratamento acústico, projeção digital, novas poltronas (vermelhas nas salas do térreo e negras nas salas do mezanino), e iluminação neon dimerizada.
Para quem sobe pelas escadas em direção às salas do mezanino ou desce para as salas do subsolo, uma iluminação em arcos de lâmpadas de led cria a sensação de se estar entrando num túnel em direção às telas das novas salas. O projeto contemplou também a
renovação total do sistema de ar condicionado das seis salas de projeção, do lobby e do bar do térreo e do mezanino, com novos dutos e novas máquinas.
Os bares do térreo e do mezanino foram reequipados com geladeiras, fornos, estufas, pipoqueiras e demais complementos, oferecendo serviços de alimentação e ambientes para encontros e conversas nas duas salas de espera. Os sanitários foram inteiramente renovados.
A comunicação visual de sinalização foi redesenhada pelo Rafic Farah, e os painéis da memória cinematográfica ficaram a cargo de Barbara Sturm.
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Por Ascom / A4COM