Secretaria Estadual de Cultura lança revista Bahia, Terra da Cultura
Dois mil e catorze já pode ser considerado um ano histórico para a cultura na Bahia. Mais de quatro décadas se passaram para que se conseguisse romper um dos hiatos deixados pela ditadura militar e se retomasse a Bienal da Bahia. A Bahia fez história também ao ser o primeiro estado do país a aprovar, na Assembleia Legislativa, o Plano Estadual de Cultura.
O documento garante estabilidade às políticas culturais pelos próximos dez anos. Já o centenário de nascimento de Dorival Caymmi foi comemorado com festas que tiveram início no Carnaval da Cultura, com direito a show da Família Caymmi no Teatro Castro Alves, e duraram até o fim do ano. Festa também no Dia Nacional da Cultura, 5 de Novembro, com a entrega da Comenda do Mérito Cultural, que premiou os destaques consagrados, póstumos e novos talentos da Bahia.
Essas e outras ações e projetos integram a revista Bahia, Terra da Cultura, que a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia lança em edição virtual que pode ser acessada no link www.cultura.ba.gov.br/bahiaterradacultura, a partir desta terça-feira, dia 16. “Trata-se de uma prestação de contas à sociedade, para que os baianos conheçam, através do relato de experiências, de números e de imagens, o que tem sido feito pela cultura em todos os territórios de identidade do estado. Acreditamos que balanços e prestações de conta são essenciais para a transparência, a democracia e o acompanhamento pela sociedade daquilo que é realizado pelos governos”, afirma o secretário estadual de cultura Albino Rubim.
As matérias destacam ações e projetos, na capital e no interior, que transitam do popular ao erudito, da formação e qualificação até as mais espontâneas manifestações populares. Há ainda os principais resultados das Caravanas Culturais e do FUNCEB Itinerante, além de um balanço sobre o fomento à cultura no estado. A primeira edição da Bahia, Terra da Cultura foi lançada em janeiro de 2014 e trouxe um balanço das ações da SecultBA realizadas entre 2011 e 2013. Esta segunda edição retoma essa trajetória, mas focaliza as realizações de 2014. A publicação terá edição impressa limitada e gratuita.
…
Por Ascom/ Secult BA