Após 40 anos, Iguatemi muda nome para ‘Shopping da Bahia’
Grupo que administra empreendimento diz que mudança celebra 4 décadas.
Empreendimento pagava anualmente valor de R$ 20 mil pelo uso da marca.
No ano em que completa 40 anos, o primeiro centro comercial do Nordeste e o segundo do país, o Iguatemi, passa a se chamar Shopping da Bahia. O novo nome começa valer a partir desta quinta-feira (8). A mudança, informa a assessoria de comunicação, ocorre para marcar as quatro décadas do empreendimento em “homenagem” ao estado.
O shopping fica localizado no bairro do Caminho das Árvores, mas a localidade é conhecida com mais frequência de “região do Iguatemi”. Também de “Iguatemi” são chamados prédios empresariais vizinhos, a estação de transbordo de ônibus, que é uma das maiores da cidade, assim como a via de acesso que liga a Avenida ACM à Avenida Paralela – a Ligação Iguatemi Paralela (LIP).
As próprias linhas de ônibus que passam pela Avenida ACM, na altura do empreendimento, levam o nome “Iguatemi” como principal referência para a população. Entre elas, estão as linhas Barbalho-Iguatemi, Iguatemi-Comércio e Iguatemi-Praça da Sé. Por enquanto, não há projeto da Secretaria Municipal de Urbanismo e Transporte (Semut) para que os nomes das linhas de ônibus sejam alterados, segundo informações obtidas com a pasta.
O Iguatemi foi inaugurado em 5 de dezembro 1975 pelo empresário Newton Rique – nome da praça pública localizada em frente ao empreendimento. Ele teve a ideia depois que o amigo Alfredo Mathias ter lançado, em 1966, o shopping na Rua Iguatemi, a atual Faria Lima, em São Paulo, o que inspirou o nome da marca. Alfredo Mathias se tornou sócio de Rique para fundar a sede na capital baiana. A marca foi vendida para a Iguatemi Shopping Center, que pertence ao empresário Carlos Jerissati. O empreendimento em Salvador pagava R$ 20 mil por ano pelo uso da marca.
A unidade, que tem 535 lojas, recebe 120 mil pessoas por dia. Pela demanda do shopping, considerado o maior da capital baiana, 51 linhas de ônibus passam pelo entorno, com 527 veículos de frota, de acordo com a Transalvador. Mais 500 mil carros passam diariamente pelo local, informa o órgão de trânsito.
“Além dos 40 anos, o momento é oportuno para fortalecer a marca da nossa controladora, a Aliansce Shopping Centers S.A [da família Rique]. A marca ‘Iguatemi’ pertence a outro grupo empresarial e muitas pessoas não conhecem a empresa por trás. Por isso, aproveitamos as comemorações dos 40 anos e a expansão da Aliansce na Bahia para fortalecer nossa marca institucional”, diz o diretor da Aliansce Shopping Centers, Ewerton Visco.
Segundo Visco, a mudança do nome, que é baseado numa antiga campanha publicitária, tem vinculação direta com a relação criada pelo empreendimento com a população do estado. “O que motivou nossa decisão é o mesmo sentimento que vem conduzindo o empreendimento em toda sua história: o amor pela Bahia. Precisávamos pensar numa ação grandiosa para comemorar nossos 40 anos, afinal, somos o segundo shopping inaugurado no Brasil e temos uma história de cumplicidade com o povo baiano. Por isso, nada melhor do que homenagear a terra que transformou esse shopping num case nacional de sucesso”, conclui.
De acordo com a assessoria do shopping, alterações estruturais são previstas para serem realizadas no espaço, mas não há detalhes sobre quando. No momento, reformas para o aumento do número de vagas no estacionamento do shopping são realizadas, além de mudanças nas entradas e saídas dos estacionamentos para que o shopping se adeque às mudança de trânsito proposta pela prefeitura no tráfego de veículos na rua marginal, a partir de 2015.
…
Do G1 BA