FAPESCA quer fortalecer setor pesqueiro na Bahia

A Federação das Associações, Sindicatos e Colônias de Pescadores e Aquicultores do Estado da Bahia (Fapesca) definiu em Assembleia dirigida pelo presidente Antonio Jorge, ontem (5), as diretrizes e ações que vão nortear o trabalho de Sindicatos, Colônias e Associações de Pescadores em mais de 31 municípios baianos para fortalecer a pesca na Bahia.
O encontro aconteceu na sede do Sindipetro, na Rua da Independência, no Bairro de Nazaré em Salvador, e contou com a participação de mais de 100 pescadores e marisqueiras do estado. De acordo com o diretor de Relações Institucionais da FAPESCA, Ajax Tavares, o plano desenvolvido no encontro “é muito ambicioso”.
“Fizemos projeção do trabalho para 2015 que começa por propor aos deputados que apoiam o setor um projeto de ordenamento pesqueiro na Bahia. Também definimos que é fundamental a aplicação de uma educação especifica para pescadores, com horário flexível, e cursos de capacitação para as entidades, que contemplem a parte administrativa, financeira e de contabilidade”, afirma Tavares. “Também vamos propor encontro regionais com o Ministério do Trabalho para tratar do ofício da pesca, do seguro defeso e outros benefícios que contemplam a categoria”, endossou Ajax.
Outra discussão levantada na Assembleia trata da renovação da frota pesqueira, do desenvolvimento de ações territoriais e promoção de políticas públicas para a pesca e aquicultura no Estado. Mais de 120 mil pescadores e marisqueiras artesanais atuam no litoral e rios da Bahia.
…
Por Ascom /FAPESCA