Vitória da Conquista: Agricultores de outros municípios visitam plantação de umbu-gigante mantida pela Prefeitura

A experiência foi vista de perto por visitantes vindos de Barra do Choça, Caraíbas, Belo Campo e Cândido Sales
O umbu-gigante pesa em média 140 gramas, enquanto o fruto convencional não costuma passar de 20. Por suas dimensões diferenciadas, que reforçam as expectativas em torno de seu potencial econômico, essa novidade tem recebido atenção especial da Prefeitura de Vitória da Conquista, que há cerca de oito anos investe na plantação e na produção de mudas da planta. O principal objetivo é fazer com que o hábito de cultivá-la seja difundido entre os agricultores da região, ainda acostumados aos umbuzeiros convencionais nativos.
Atraídos pelos ganhos financeiros que podem vir a partir do cultivo desse tipo especial de umbu, agricultores dos municípios de Barra do Choça, Caraíbas, Belo Campo e Cândido Sales estiveram em Vitória da Conquista na manhã da última terça-feira, 24, para uma reunião com técnicos da Secretaria Municipal de Agricultura. O encontro ocorreu na Fazenda Experimental, mantida pela Prefeitura na região da Pedra Mole, a cerca de 30 quilômetros do perímetro urbano, já na região do distrito de Bate-Pé.
“Estamos visualizando também a questão do meio ambiente, porque o umbu é uma planta nativa daqui do nordeste, e principalmente da Bahia”, explicou Helena Paula Moraes, do Centro de Convivência e Desenvolvimento Agroecológico do Sudoeste da Bahia (Cedasb), a ONG que intermediou o contato entre os agricultores e a Prefeitura de Vitória da Conquista.