Decisão da Fiba sobre vaga olímpica sai em maio e situação incomoda Alex

Brasil ainda não lugar assegurado em 2016. Ala do Bauru lembra a Grã-Bretanha em Londres e questiona tratamento com o país como sede dos Jogos: “É injusto”.
O basquete brasileiro vive um momento de tensão para definir seu planejamento da temporada. Apenas em maio, a Fiba definirá se o país tem vaga assegurada nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro no ano que vem. Questionamentos existem sobre o fato. Membro de comissões da entidade e ex-presidente da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Gerasime Bozikis, o Grego, esteve no Maracanãzinho nesta quinta-feira para acompanhar os preparativos para o Final Four da Liga das Américas e demonstrou preocupação.

Alex demonstrou sua insatisfação com a possibilidade de o Brasil não ter vaga direta nos Jogos (Foto: Thales Soares)
Grego explicou que a discussão sobre o caso é complicada e não há como saber a decisão da Fiba antes desse encontro em Genebra, na Suíça, em maio. Os membros do Comitê de Competições da Fiba vão se reunir e definir a posição. Diante da situação, o Brasil poderá precisar lutar pela vaga na Copa América, em agosto, tanto no masculino quanto no feminino.- É difícil. Qualquer coisa que falem agora é balela. Tem que esperar para saber. Eles vão se reunir e decidir. Cada ano é uma situação diferente – afirmou Grego.
Entre os jogadores, a possibilidade de não ter a vaga assegurada é tratada como uma injustiça. Alex, do Bauru, lembrou como a seleção da Grã-Bretanha foi formada para a disputa dos Jogos Olímpicos Londres. Inclusive, apenas no ano que vem será fundada a Federação Britânica de Basquete depois da concordância do País de Gales.
– Não estou sabendo ainda, não falei com ninguém da CBB, mas a gente fica preocupado. Se pegar Londres, o time local foi montado um mês antes. Não tinha time e naturalizaram os jogadores. Seria injusto, com o poderio que tem, o Brasil não ter classificação garantida – comentou Alex.
Por enquanto, apenas os Estados Unidos, por serem os campeões mundiais, estão classificados para os Jogos Olímpicos, tanto no masculino quanto no feminino. Nas duas disputas, há apenas uma vaga para as Américas.
…
Por Globo Esporte.com