Prêmio Sebrae de Jornalismo Profissionais de comunicação são premiados por fomento ao empreendedorismo

Os vencedores disputam agora as etapas regional e nacional
Salvador – Fomento ao empreendedorismo, inclusão produtiva, sustentabilidade e inovação. Cinco histórias inspiradoras sobre estes temas foram premiadas na noite desta terça-feira, 14, durante a etapa baiana da 7ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. O evento, que aconteceu no Celebration Bahia, em Salvador, reuniu profissionais de comunicação de todo o estado.
“Nós reconhecemos aqui os jornalistas que dedicaram parte do seu tempo a contar as histórias dos empreendedores de pequenos negócios, sem dúvida, um segmento importante para a nossa economia, grande gerador de emprego”, explicou o superintendente do Sebrae Bahia, Adhvan Furtado, logo na abertura do evento. “A agenda do empreendedorismo é essa do sonho, de um Brasil que dá certo. E o Sebrae tem orgulho em premiar os jornalistas que se dedicam a contar essas histórias”, completou.
Com duas matérias veiculadas no programa Bahia Rural, a TV Bahia venceu as categorias Telejornalismo e Imagem Jornalística, respectivamente. A editora da TV, Núbia Tawil, destacou o estímulo dado pela premiação. “Quero agradecer ao Sebrae, por este incentivo. Esse prêmio é um bálsamo num mundo de luta”, afirmou Núbia, destacando ainda o comprometimento da sua equipe, formada por Alcebíades Costa, Georgina Maynart, Honorato Smetak, Cezar Sílvio e Íbson Araújo. Eles conquistaram o prêmio de Telejornalismo com o trabalho “Manipueira/descoberta”, que conta a história do empreendedor que descobriu como reaproveitar a manipueira, o líquido tóxico extraído da raiz da mandioca, na plantação e engorda do gado.
O segundo prêmio para a TV Bahia foi com a matéria “Extrativismo /piaçava”, sobre a história de empreendedorismo das mulheres da Associação de Artesãs de Massarandupió, que produzem um artesanato de qualidade a partir da piaçava extraída da natureza, na zona de proteção ambiental da comunidade de Massarandupió, em Entre Rios. “Essa premiação fortalece o nosso trabalho e mostra que estamos no caminho certo”, disse o cinegrafista Miro Filho, um dos integrantes da equipe formada por Georgina Maynart, Alcebiades Costa e Honorato Smetak.
Já na categoria Jornalismo Impresso, a Revista B+ levou o prêmio com o trabalho “40 Casos de Sucesso”, que contou a história de marcas baianas bem-sucedidas, de diferentes setores, e suas perspectivas para o ano de 2015. “Quero agradecer ao Sebrae por esta iniciativa de premiar o esforço e a paixão que todos nós jornalistas temos por nosso trabalho, e a toda equipe que trabalhou para contar essas histórias”, destacou a jornalista Núbia Cristina Santos. Além de Núbia, integram a equipe os profissionais Victor Longo, Teófilo Henrique, Verena Paranhos, Luis Fernando Lisboa e Louise Maiana.
O Correio24horas conquistou a categoria Webjornalismo, com a produção “Grafiteiros apostam no empreendedorismo e faturam alto”, de Aline Damazio. “Fiz uma imersão no movimento hip hop e descobri que eles têm uma economia própria. Quis falar sobre a história dessas pessoas, com a intenção de mostrar que com a arte, grafite e música, a gente consegue sim empreender”, disse.
Por fim, na categoria Radiojornalismo, a Rádio CBN Salvador venceu com a série “Economia Moderna: Ascensão em Tempos de Crise”, elaborada pela produtora Izabele Nascimento e o repórter Igor Dantas. “Essa iniciativa nos fomenta a colocar em foco o que temos de bom. Há a possibilidade de fazer outro jornalismo e, hoje, o Sebrae, assim como outras instituições, traz essa possibilidade para nós”, afirmou Igor Dantas, durante a premiação.
Na Bahia, foram inscritos um total de 101 trabalhos, nas cinco categorias, ficando atrás somente dos estados de São Paulo e Minas Gerais no país. Os vencedores da etapa estadual ganharam um tablet e troféu e, agora, passam a concorrer automaticamente à premiação regional. Em seguida, competem na etapa nacional, prevista para acontecem em junho, em Brasília. Nesta etapa, os profissionais disputam as mesmas categorias principais, além de duas premiações especiais: “Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo” , e “Jornalista Parceiro do Empreendedor”. Para o vencedor de cada categoria, será destinado um prêmio no valor de R$ 15 mil.
Prêmio Sebrae de Jornalismo
A premiação é uma iniciativa do Sebrae, com a curadoria e promoção da Revista e Portal Imprensa. O objetivo é incentivar e reconhecer a produção jornalística voltada para o universo dos microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas. O prêmio reconhece as matérias veiculadas na imprensa com temas que incluem empreendedorismo, cooperação, encadeamento produtivo, educação empreendedora, gestão, inovação, competitividade, inclusão produtiva, sustentabilidade e políticas públicas.
As matérias veiculadas neste ano de 2015 poderão ser inscritas na próxima edição do prêmio.
Confira os trabalhos vencedores por categoria
Jornalismo Impresso
Produção: “40 Casos de Sucesso”
Veículo: Revista [B+]
Autores: Núbia Cristina, Victor Longo, Teófilo Henrique, Verena Paranhos, Luis Fernando Lisboa e Louise Maiana
Radiojornalismo
Produção: “Economia Moderna: Ascensão em Tempos de Crise”
Veículo: Rádio CBN Salvador
Autores: Igor Dantas Silva e Izabele Santos do Nascimento
Telejornalismo
Produção: “Manipueira/descoberta”
Veículo: Rede Bahia / Bahia Rural
Autores: Nubia Tawil, Alcebíades Costa, Georgina Maynart e Honorato Smetak
Cinegrafista: Cezar Sílvio e Íbson Araújo
Webjornalismo
Produção: “Grafiteiros apostam no empreendedorismo e faturam alto”
Veículo: Correio24horas
Autora: Aline Damazio
Imagem Jornalística
Produção: “Extrativismo/piaçava”
Veículo: Rede Bahia / Bahia Rural
Autores: Georgina Maynart, Alcebiades Costa e Honorato Smetak
Cinegrafista: Miro Filho.
…
Por Ascom / Sebrae