Armandão: Walter deita e rola sobre o Internacional e é o craque da rodada#1
Atacante participa dos três gols do Atlético-PR na vitória sobre o Colorado por 3 a 0. Diego Souza e Yuri Mamute também têm destaque nos jogos do fim de semana
Sem muito espaço no Fluminense no início deste ano, Walter resolveu respirar novos ares. E a mudança para ter feito bem ao jogador. No terceiro jogo pelo Atlético-PR, o atacante já deu uma dimensão do quanto é capaz de fazer a diferença. Em confronto diante do Internacional, clube em que se profissionalizou, Walter teve papel crucial na convincente vitória do Furacão por 3 a 0. Além de marcar um gol de puro oportunismo, ele sofreu um pênalti e ainda foi responsável pelo cruzamento para o terceiro, marcado contra por Paulão.
A soma de bons lances rendeu ao atacante a nota 8,5 na Arena da Baixada e, consequentemente, o prêmio de craque da primeira rodada do Troféu Armando Nogueira, edição de 2015. Walter está acostumado a se dar bem nesta disputa. Em 2013, quando ainda defendia o Goiás, o atacante teve a melhor média do Campeonato Brasileiro e faturou o Armandão ao fim da competição. O início é promissor para a busca de um bicampeonato.
Outro destaque da rodada inaugural do Brasileirão também veste rubro-negro. Diego Souza chamou a responsabilidade para e comandou o Sport na goleada por 4 a 1 sobre o Figueirense, que decidiu poupar seus titulares devido ao confronto de quarta-feira pela Copa do Brasil, contra o rival Avaí. O camisa 87 iniciou as principais jogadas e marcou dois gols, ambos de pênalti. O Grêmio não conseguiu sair com a vitória diante da Ponte Preta – empate em 3 a 3. Ainda assim, a participação do atacante Yuri Mamute é elogiável. Ele balançou a rede duas vezes e mostrou bom repertório de conclusões. Merece a menção.
Goleiro
O Joinville não atuava no Maracanã havia 17 anos. E o retorno por pouco não foi marcado por uma exibição memorável de Oliveira. O goleiro do tricolor catarinense fez o que pôde para garantir ao menos um ponto à sua equipe no Rio de Janeiro e, com cinco defesas de alto grau de dificuldade, foi apontado como o melhor da partida diante do Fluminense. Um chute indefensável de Vinícius impediu a coroação da grande exibição do arqueiro, mas não o impediu de figurar na seleção da rodada de abertura. Rogério Ceni (São Paulo) também fez um excelente jogo, diante do Flamengo, no Morumbi.
Lateral-direito
A Arena Palmeiras ainda deve ter cheiro de tinta de tão recente que foi a sua reabertura. E Patric parece íntimo da casa alviverde como se estivesse em seu próprio lar. Ainda pelo Sport, o lateral-direito marcou no estádio no ano passado, quando o Rubro-Negro pernambucano venceu por 2 a 0. Neste sábado, agora pelo Atlético-MG, o jogador voltou ao palco e brilhou novamente. Com seu estilo ofensivo de jogo, ele foi descoberto por Eduardo, avançou e bateu cruzado, sem chance para Fernando Prass. Foi o gol que abriu o placar no empate por 2 a 2. Patric não comprometeu defensivamente e recebeu a nota 7.
Zagueiros
O Vasco não teve a estreia que esperava após a conquista do Campeonato Carioca. Empatou sem gols com o Goiás, em São Januário. Mesmo assim, é válido destacar a excelente participação do zagueiro Rodrigo, que já atuou pelo Esmeraldino. Com boas coberturas e o espírito de liderança de sempre, ele não deu espaço para o ataque adversário se criar. Entrou na seleção da rodada com boa avaliação: 7,5. O cruz-maltino forma a dupla de zaga do fim de semana com Matheus Ferraz. O zagueiro teve bom posicionamento no setor defensivo e ainda mostrou oportunismo ao marcar o gol que iniciou a goleada do Sport sobre o Figueirense, por 4 a 1. Obteve a nota 7 com méritos.
Lateral-esquerdo
A rodada de abertura do Brasileirão não teve um lateral-esquerdo que enchesse os olhos de seu torcedor. Como fez um jogo correto, com bom poder ofensivo sem se descuidar na marcação, Chiquinho foi o melhor avaliado entre os jogadores da posição. Um pouco acima dos concorrentes, ficou com a nota 6,5 e entrou na seleção da rodada.
Volantes
Recém-chegado ao São Paulo, Wesley ainda busca o seu espaço no novo clube. A atuação diante do Flamengo é um cartão de visitas e tanto para que o jogador se firme no Tricolor paulista. Apesar de ter a missão inicial de reforçar a marcação, o atleta tratou muito bem a bola quando a teve em sua posse. Exemplo disso é o passe espetacular – no melhor estilo futebol de areia – que deu para o gol de Luis Fabiano. O lance plástico ajudou na nota 7,5. Agora na Chapecoense, Gil enfrentou seu ex-clube, o Coritiba, e foi muito eficaz diante do clube paranaense. Além de conseguir quatro roubadas de bola, o volante iniciou a jogada que resultou no gol da virada da Chape, anotado por Roger. Fez valer a nota, 7,5, portanto.
Meias
Principal nome do Sport para o Campeonato Brasileiro, Diego Souza colocou as suas cartas na mesa logo na estreia da equipe na competição. Com presença e liderança, ele comandou o Rubro-Negro pernambucano na goleada por 4 a 1 sobre o Figueirense. Além disso, o camisa 87 anotou dois gols de pênaltis, e fez as cobranças de formas variadas. Na primeira, Diego se utilizou da cavadinha, muito comum nas cobranças de Djalminha e Loco Abreu. Na segunda, resolveu usar a força e estufou a rede de Luan Polli. Conquistou a nota 8 pelo conjunto da obra. A Ponte Preta tinha árdua tarefa quando se viu atrás no placar por 2 a 0 diante do Grêmio, em Porto Alegre. Foi aí que Renato Cajá assumiu a sua condição de peça-chave da Macaca. Com um chute de rara felicidade, ele iniciou a reação campineira, que no fim foi premiada com o empate por 3 a 3, no melhor jogo da rodada. Garantiu lugar na seleção do fim de semana.
Atacantes
Walter fez gol em que misturou oportunismo e precisão, cavou pênalti – em lance em que mal foi tocado por Cláudio Winck – para Felipe converter e ainda deu o cruzamento que resultou no gol contra de Paulão. Ou seja, o atacante usou todo o seu potencial para para fazer a diferença diante do clube que o projetou para o cenário nacional, o Inter. Com tantas participações decisivas em um só jogo, Walter recebeu a nota mais alta da rodada: 8,5. Com isso, foi apontado o craque do fim de semana no Troféu Armando Nogueira. Yuri Mamute completa o ataque do time desta semana. Com um belo gol de cabeça e outro em uma arrancada após passe espetacular de Luan, o centroavante gremista balançou a rede duas vezes e só não levou o seu time à vitória porque a Ponte Preta não se deu por vencida e buscou o empate. Ainda assim, Mamute foi muito bem avaliado e ficou com nota 8.
…
Por SporTV