Brasil encerra série de amistosos contra o Japão com vitória
Equipe de Zé Roberto garantiu terceiro triunfo em quatro partidas
Uma partida atípica. Além da ausência de torcida, houve um acordo entre Brasil e Japão para o último amistoso do “Desafio Brasil x Japão” ser disputado em cinco sets, no Maracanãzinho, independente do andamento do jogo. Em um bom teste antes da estreia no Grand Prix, dia 3 de julho, a seleção derrotou o Japão por 3 sets 2, depois de ter feito 3 sets a 1. Mas o jogo prosseguiu.
Mesmo sem o apoio da torcida, a seleção brasileira contou com a estreia de jogadoras importantes, como as ponteiras Fernanda Garay e Gabi. Apesar da expectativa pela disputa da primeira partida, as ponteiras Jaqueline e Natália ficaram de fora. Antes do jogo, Natália sentiu uma pequena dor, já Jaqueline foi poupada por Zé Roberto.
Sem essas jogadoras, o time escalado por Zé Roberto foi formado pelas ponteiras Fernanda Garay e Gabi; as centrais Juciely e Carol; a levantadora Dani Lins; a oposto Joycinha; e a líbero Camila Brait. Com este último amistoso contra o Japão (nos outros três, o Brasil levou a melhor em dois), a seleção encerra a preparação para a primeira rodada do Grand Prix.
A partida começou bastante equilibrada. Apesar de alguns erros, a seleção conseguia manter o placar empatado. Mas depois de uma boa sequência de pontos finalizada com um ataque da estrela japonesa Saori, o Japão foi ao segundo tempo técnico em vantagem: 16 a 13. Em um bloqueio em ataque de Gabi, as japonesas abriram 19 a 15. Com uma reação no final do set, a seleção conseguiu diminuir a diferença e empatar o jogo. Depois de dois bloqueios seguidos, o Brasil virou e evenceu por 27 a 25.
A segunda parcial também começou equilibrada. Mas, desta vez, a equipe de Zé Roberto conseguiu abrir uma boa vantagem logo no início. Depois de um ponto de Gabi pelo meio – fundo, o placar já estava em 14 a 10. Depois do bom momento brasileiro, foi a vez do Japão. Em uma bela sequência de pontos, as asiáticas conseguiram empatar o set: 17 a 17. A virada veio logo depois com um ponto de Hagaoka pela saída: 22 a 21. Em um momento decisivo do set, uma bola de graça acabou caindo na quadra brasileira. Mesmo com a desatenção, a seleção conseguiu se recuperar e fechou o set novamente em 27 a 25 depois de um belo ataque de Gabi.
As brasileiras voltaram para quadra desconcentradas. Após quatro erros seguidos, o técnico Zé Roberto precisou pedir tempo, mas a parada não surtiu efeito. O Japão abriu 7 a 0 após um erro de ataque de Gabi, que ficou na rede. A equipe asiática chegou a abrir 10 a 1, mas a seleção conseguiu entrar no set e diminuir a vantagem para 11 a 7. Destaque para o bloqueio brasileiro, que fez a diferença. No entanto, a reação japonesa não demorou muito. Os erros de passes começaram a aparecer e o Japão aproveitou para ampliar novamente a diferença. Sem dar chances para o Brasil, as asiáticas fecharam o set em 25 a 17.
Depois da derrota no 3° set, as jogadoras voltaram mais concentradas. Com um bom início, a seleção conseguiu abrir 11 a 7. O ritmo brasileiro continuou intenso. No segundo tempo técnico, a vantagem já era de nove pontos: 16 a 7. O Brasil conseguiu manter o bom momento para vencer o set por 25 a 13. Apesar de o jogo estar 3 sets a 1, a partida não terminou. No 5° set, o técnico Zé Roberto decidiu poupar as jogadoras que começaram o jogo. Entraram as ponteiras Suelle e Mari Paraíba; a levantadora Macris e Barbara como oposta. Com um time alternativo, a seleção começou bem o set, mas as japonesas equilibraram o jogo. Depois de um bloqueio de Suelle, o Brasil foi em vantagem para a primeira parada: 8 a 5. Com a diferença de três pontos em um set de 15, a seleção tinha um placar confortável. No final, o Brasil acabou deixando o set escapar para o Japão, que fechou em 15 a 13.
O grupo viaja na próxima quinta-feira para a Tailândia. Depois de derrotar o Japão na final do Grand Prix de 2014, a seleção brasileira vai estrear na atual temporada justamente contra o time asiático, no dia 3 de julho. No dia seguinte, a seleção enfrenta a Sérvia. Na última partida da primeira rodada, o adversário será a Tailândia. No Grand Prix, o Brasil disputa três rodadas com três partidas em cada. Depois da fase de classificação, os cinco melhores colocados avançam à fase final, que acontece na cidade de Omaha, nos Estados Unidos, nos dias 22 a 26 de julho.
…
Por Esporte Interativo