Índice Firjan de gestão fiscal: situação é preocupante

100 posições mas mostra que as péssimas administrações nos últimos anos colocaram cerca de 90% dos municípios do sul da Bahia numa situação crítica. O estudo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro revela que o endividamento de mais de 30 municípios da região cacaueira só tem aumentado.
Ao mesmo tempo, a arrecadação cai e a maioria dos municípios gasta mais de 60% da receita liquida com a folha. O estudo mostra que o descontrole fiscal tem prejudicado seriamente os investimentos em quase todas as prefeituras do sul da Bahia.
A situação é muito preocupante em Barro Preto, Santa Luzia, São José da Vitória, Arataca, Almadina, Floresta Azul, Itapé, Ibicuí, Coaraci, Camacan, Iguaí e Itapitanga. Mas os piores resultados foram apresentados por Barro Preto (pior do Brasil), Santa Luzia e São José da Vitória.
O estudo revela também que, embora ainda estejam em uma situação crítica, alguns municípios do sul da Bahia conseguiram evolução em pelo menos um dos indicadores de 2012 para 2013. Itabuna é um deles, conseguindo uma melhora no indicador custo da dívida, de “C” para “B”.
Com isso, conseguiu subir 100 posições no ranking nacional. No ranking estadual, a evolução foi um pouco menor, com subida de 34 colocações. Passou da 347ª para a 313ª posição. Camacan foi outro município que conseguiu uma pequena evolução entre 2012 e 2013.
…
Por A Região