Isaquias Queiroz será homenageado nos 82 anos de Ubaitaba

O baiano de Ubaitaba Isaquias Queiroz será o homenageado nos 82 anos da sua cidade natal. Vencedor de duas provas de canoagem em velocidade no Pan-Americano, é a grande novidade para a Olimpíada.
Os festejos em comemoração aos 82 anos de emancipação política de Ubaitaba nos dias 25, 26 e 27, terão shows de Trio da Huanna, Vingadora, Sinho Ferrary, Kaio Oliveira, dentre outros.
Marca registrada da canoagem brasileira por seu estilo único, Isaquias Queiroz tem, além das três medalhas no Pan de Toronto, dois títulos mundiais no C1 500m, prova não-olímpica, um ouro e uma prata no Mundial de Velocidade júnior em Brandenburg, na Alemanha, em 2011, e dois bronzes no Mundial adulto, em Duisburg 2013 e Moscou 2014. Isso com apenas 21 anos.
Sem um rim, o atleta do Club Athlético Paulistano saiu de Ubaitaba, interior da Bahia, onde deu duro na infância. Era cuidado pelos irmãos em casa, já que a mãe passava o dia na rodoviária como servente. Aos três anos, sofreu queimaduras em um acidente doméstico, e o médico disse que iria morrer. Sobreviveu. Aos cinco, foi sequestrado, mas voltou aos braços da mãe. Aos 10, caiu de uma árvore, teve uma hemorragia interna e perdeu um rim. Começou na canoagem um ano depois.
…
Por José Carlos Assunção Novaes
Com informações do Globo Esporte.com