Poções: governador entrega equipamentos para agricultores familiares
Para aumentar a produtividade e melhorar as condições de trabalho do homem do campo, o Governo do Estado, em parceria com o Governo federal, viabilizou para produtores do Sudoeste Baiano um total de 20 tratores, 20 implementos agrícolas para aerar a terra e transportar material, além de 20 batedeiras, utilizadas para separar a palha do grão. Todo o investimento veio por conta de uma emenda parlamentar do deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) em parceria com o deputado estadual Zé Raimundo Fontes (PT).
O governador Rui Costa, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, esteve em Poções na manhã de ontem (7), para a entrega dos equipamentos e das chaves dos tratores a prefeitos e presidentes de associações de pequenos produtores.
Durante discurso na Praça do Divino, no Centro da cidade, Rui destacou que a Bahia é o estado com maior número de pessoas que vivem da agricultura familiar e que este fator pesou na decisão de criar a SDR. “Hoje, foram entregues 20 tratores. Mais 13 serão entregues em outra oportunidade. Queremos ajudar os pequenos produtores rurais a aumentar a produtividade, melhorar o cuidado com a terra e, consequentemente, aumentar a renda destas pessoas. Que elas possam dar melhor condição de vida às suas famílias”, pontuou o governador.
Na oportunidade, por meio do programa Água Para Todos, também foram entregues 762 cisternas de 16 mil litros, cada – sendo 744 para residências, 17 para escolas municipais e uma para posto de saúde. Cerca de quatro mil famílias da região foram beneficiadas com as entregas dos reservatórios e equipamentos agrícolas.
As associações que receberam os implementos agrícolas pertencem aos municípios de Mortugaba, Lagoa Real, Malhada de Pedras, Anagé, Maetinga, Tanhaçu, Encruzilhada, Belo Campo, Riacho de Santana, Poções, Jacarací, Condeúba, Mirante, Planalto, Ribeirão do Largo, Carinhanha, Malhada e Ibiassucê. Ainda em Poções, o governador Rui Costa participou da inauguração de uma creche municipal.
Rui Costa enfrenta debate com servidores da Saúde e aguarda SindiSaúde para conversa
O governador Rui Costa enfrentou protestos durante a sua passagem por Poções, ontem. Com faixas, militantes do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Saúde (SindiSaúde), fizeram muito barulho e conseguiram chamar a atenção de Rui Costa. “Eu não posso desrespeitar uma decisão judicial. Numa sociedade democrática quem é governador e prefeito tem que cumprir a lei.
Com relação a insalubridade o pagamento era ilegal e eu fui notificado pelo Tribunal de Consta do Estado com indicativo que eu seria multado no meu CPF se eu consertasse isso. Eu não sou rico. Eu não posso pagar multa de R$ 100 mil, R$ 150 mil e eu não vou me submeter em pedir favor a empresário nenhum pagara pagar uma multa que eu recebi. Eu não vou fazer isso”, disse Costa ao meio dos gritos e aplausos.
“O único patrimônio que eu tenho é a casa dos meus filhos morarem e eu não vou colocar esse risco para descumprir a lei numa medicação do Tribunal. Eu cumpri uma determinação do Tribunal que diz que era ilegal o pagamento não para vocês só, são quase quatro mil servidores do Estado que recebiam ilegalmente. Na Saúde só foi a retirada de mil e quinhentas pessoas. Dois mil e quinhentos são de outras secretarias”,continuou. Durante a coversa, Rui conclamou aos servidores para retornaram aos seus postos de trabalho e a reabertura de diálogo com o SindiSaúde.
Confira vídeo feito pelo BLOG DO ANDERSON:
…
Por Blog do Anderson