Ultramaratona de mountain bike reúne atletas internacionais na Chapada Diamantina
Maior desafio do calendário brasileiro de mountain bike, a sexta edição da Brasil Ride, principal ultramaratona de MTB das Américas, será realizada em cidades como Mucugê e Rio de Contas, na Chapada Diamantina, a partir deste domingo (18) até o próximo sábado (24). Mais de 500 ciclistas estão confirmados, sendo que 62 ciclistas são de fora do País.
Dos 18 países representados na prova, 12 atletas são da Europa: Alemanha, Áustria, Bélgica, Eslovênia, Espanha, França, Itália, Holanda, Portugal, República Tcheca, Suécia e Suíça. Completam a lista cinco países das Américas – Argentina, Brasil, Costa Rica, Estados Unidos e Uruguai -, além da África do Sul.
Durante os sete dias de prova, os ciclistas vão pedalar por 10 cidades da Chapada Diamantina. Eles vão competir nos sete estágios da ultramaratona, em cerca de 600 quilômetros, com altimetria somada de 13 mil metros. Para as duplas campeãs das categorias Open e Feminina, estarão em jogo 120 pontos no ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI), em reta final de ciclo olímpico para Rio 2016.
Turismo e economia
A competição altera o cotidiano das cidades da Chapada Diamantina com forte impacto econômico durante sua realização, aquecendo negócios de alimentação e hospedagem. É também uma importante e eficiente oportunidade para fortalecer turismo regional.
O evento têm o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Nesta edição, a Sudesb está disponibilizando apoio financeiro no valor de R$ 290,7 mil para aquisição de material promocional, material gráfico, infraestrutura e premiação.
…
Por Secom / BA