Lista para composição de Conselhos Gestores de Unidades de Conservação é divulgada
O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) publicou ontem (1º), lista preliminar de habilitados para composição dos Conselhos Gestores das APA Litoral Norte do Estado da Bahia e Joanes / Ipitanga. Esta é uma das etapas do processo de renovação dos conselhos gestores iniciado em 14 de outubro com a publicação dos editais de eleição.
As reuniões de eleição das instituições que participarão dos Conselhos Gestores ocorrerão nos dias 15 e 16 de dezembro, respectivamente, nos municípios de Entre Rios (APA Litoral Norte) e Lauro de Freitas (APA Joanes/Ipitanga). Locais e horários ainda serão definidos.
O Conselho Gestor de Unidade de Conservação é um colegiado formalmente constituído, onde são mediadas as relações e conflitos socioambientais entre a Sociedade Civil, o Poder Público e os Empreendedores locais, visando à gestão participativa da Unidade de Conservação, com o foco na conservação, ordenamento dos recursos naturais e no equilíbrio dos interesses das populações residentes.
A APA do Litoral Norte do Estado da Bahia, criada pelo Decreto Estadual Nº 1.046 de 17 de março de 1992, compreende uma faixa litorânea com 10 km de largura e 142 km de extensão, ao longo da Linha Verde. Com 142.000 ha, abrange porções territoriais dos municípios de Mata de São João, Itanagra, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra, contemplando cenários de rara beleza.
Esta Unidade de Conservação apresenta uma rica variedade de ecossistemas e paisagens naturais, em que se destacam: remanescentes de Mata Atlântica, restingas, dunas, praias, recifes coralíneos, áreas úmidas (brejos e lagoas) e manguezais em seis estuários, além de uma grande diversidade de sítios históricos, arqueológicos e cultura milenar das suas comunidades tradicionais.
A APA Joanes/Ipitanga, criada pelo Decreto Estadual Nº 7.596 de 5 de junho de 1999, está localizada na Região Metropolitana de Salvador, abrangendo os municípios de Camaçari, Simões Filho, Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Salvador e Dias D’Ávila. A APA Joanes-Ipitanga tem uma área total de 64.463 ha com objetivo de proteger os mananciais dos Rios Joanes e Ipitanga, importante contribuinte para o sistema de abastecimento de água para a Região Metropolitana de Salvador, através do compartilhamento dos seus usos e a ocupação do território com base nas suas características ambientais.
…
Por Inema/BA