Itabuna: Nestlé demite 50 funcionários e Silva Calçados fecha lojas
A Nestlé encerrou a produção de leite em pó em Itabuna e demitiu 50 dos 85 funcionários que trabalhavam no setor. Os 35 que ficaram serão realocados para outras áreas ou transferidos para a unidade de Feira de Santana. É mais um passo para encerrar as atividades no município, após o fim dos incentivos que recebe no sul da Bahia.
O prenúncio de que o pior estava para acontecer se deu no ano passado, quando a Nestlé reduziu, drasticamente, a compra de leite in natura na região. À época, limitou a compra do produto até um raio de 100 quilômetros da unidade. E baixou o valor pago ao produtor.
Outra notícia ruim para a economia grapiúna, nesta semana, foi o fechamento de duas das lojas da rede Silva Calçados. Nos últimos tempos, a empresa fechou quatro das sete unidades que possuía em Itabuna.
A Silva Calçados chegou a ter quatro lojas na Avenida do Cinquentenário e duas no Shopping Jequitibá, além de uma no Bairro São Caetano. Passará a ter uma na Cinquentenário, uma no shopping e manterá a do São Caetano. A empresa não emitiu comunicado oficial sobre os motivos do fechamento.
A Nestlé informou ao Pimenta.blog que investiu R$ 35 milhões na unidade de Itabuna para transformá-la em fábrica de líquidos. Inicialmente, a unidade produzirá Nescau em caixinha de 200ml. “O realinhamento da operação vai atender à demanda do consumidor no Norte e Nordeste”.
De acordo com a multinacional, a mudança tem a finalidade de assegurar “a competitividade e acelerar a performance da unidade em Itabuna, onde a empresa está presente há mais de 35 anos”.
A empresa se comprometeu a qualificar profissionais para atuar em novas áreas na unidade em Itabuna ou em Feira de Santana. Quanto aos demitidos, a Nestlé assegurou cumprimento de suas obrigações com os “colaboradores e familiares bem como oferecerá suporte, inclusive por meio de consultoria contratada para recolocação profissional bem como pacotes exclusivos com salário adicional, assistência médica e auxílio alimentação.
…
Por Blog Pimenta