Decoração do Carnaval do Pelourinho foi inaugurada no último fim de semana
Circuito ganha projeto decorativo assinado pelo artista Ray Vianna e deve atrair famílias e visitantes só para admirar beleza e clima de festa do bairro
A homenagem aos 100 anos de Samba – tema do Carnaval do Pelourinho deste ano – terá formas e cores traduzidas na decoração das ruas e largos do local. A festa, promovida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e realizada através do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), destacará o centenário de gravação do primeiro samba no Brasil, Pelo Telefone, música composta por Donga. Quem assina a decoração é o experiente artista visual, designer e cenógrafo Ray Vianna, que começou a trabalhar com decorações de Carnaval aos 15 anos e promete o uso de uma linguagem que vai surpreender os foliões.
“Conceitualmente, procuramos mostrar a diversidade do samba. Ao mergulhar na pesquisa encontramos um universo enorme a ser explorado, como os tipos de samba – samba de roda, samba chula, samba de breque, samba enredo, bossa nova e por aí vai – e os sambistas que podem ser a baiana do recôncavo, o cara de camisa listrada ou o destaque da escola de samba, dentre outros”, afirma Ray Vianna. O artista destacou também que foi criado o slogan Isto é samba, que aparecerá em várias peças afirmando essa diversidade. Todos os espaços do Pelourinho serão contemplados, mas a concentração no Terreiro de Jesus e no Cruzeiro de São Francisco formarão um conjunto que chamará atenção.
Sem deixar de fora personagens das diferentes vertentes do samba, além de instrumentos como violão, cavaquinho, pandeiro, marcação e notas musicais, a decoração resultará em um conjunto que formará uma unidade colorida, alegre e vibrante, ocupando as principais praças, as ruas e largos internos do Pelourinho. O artista visual explica que foram utilizados 750m² adesivos, 220 m² de lonas, 220 folhas de compensado, 715 metros de nylon amassado e 66 refletores de luz para a elaboração da decoração que contará também com 20 bonecos de 4,4 metros, representando personagens sambistas em situações diversas.
No extenso currículo de Ray Vianna, destaca-se a criação da identidade visual da Timbalada, que ainda hoje é uma forte referência do Carnaval; a produção telas e esculturas, onde são exploradas técnicas, materiais e diversas temáticas, a exemplo das obras que adornam espaços públicos de Salvador, como as tulipas brancas gigantes na praça da Av. Garibaldi; a obra “Odoyá”, dorso de peixe feito em aço e instalado em frente à praia do Rio Vermelho e o Caramuru-Guaçu, escultura em aço localizada em Piatã.
O Carnaval do Pelô integra o Carnaval da Cultura, da SecultBA, que apoia centenas de artistas, atrações e entidades carnavalescas, numa programação pautada pela diversidade cultural.
Carnaval da Cultura
O Carnaval da Cultura 2016 é o carnaval da democracia e da diversidade, que leva para as ruas, durante todos os dias e circuitos da folia, a mistura de ritmos e gêneros musicais e, principalmente, a estética e a arte de diferentes artistas, grupos e entidades culturais da Bahia. São centenas de atrações e shows gratuitos de afoxé, samba, reggae, axé, pop, MPB, fanfarras e muito mais. É diversão garantida para todos os gostos e estilos no espaço público da rua para alegria do folião. O Carnaval da Cultura – uma realização da Secretaria da Cultura do Estado da Bahia, por meio do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI) – está organizado a partir de quatro programas: Carnaval do Pelô, Carnaval Ouro Negro, Carnaval Pipoca e Outros Carnavais. A programação completa de nossa festa está disponível nos sites www.cultura.ba.gov.br e www.carnaval.bahia.com.br.
…
Por Secom/BA