Caravana da Música promove show da cantora Manuela Rodrigues em Vitória da Conquista

Vitória da Conquista é a próxima parada do Caravana da Música, projeto que realiza circulação de artistas expoentes da música baiana no interior do estado. No dia 13 de fevereiro, às 17h, a cantora Manuela Rodrigues faz show gratuito na Praça da Escola Normal.
Realizado pela Maré Produções Culturais, com patrocínio da VIVO, através do FAZCULTURA – programa parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Caravana da Musica terá as próximas paradas em Lençóis, Luís Eduardo Magalhães, Itabuna e Ilhéus.
De acordo com Fernanda Bezerra, idealizadora do projeto, a ideia é promover a interiorização da música baiana contemporânea, através da realização de 10 shows gratuitos em diferentes cidades. “O Caravana da Música pretende atingir a um público de 30 mil espectadores, distribuídos em dez cidades baianas. A ação almeja se tornar um dos principais circuitos de difusão da música contemporânea da Bahia, por meio da ocupação de espaços públicos de forma criativa, buscando mobilizar a cidade para as apresentações musicais” revela a produtora cultural. Por onde passou, o projeto vem mudando a paisagem e proporcionando o contato do público com a riqueza da produção cultural baiana, mostrando a diversidade do nosso cenário e a potência desses músicos. Já se apresentaram nomes como Scambo, Larissa Luz, CAIM, Lívia Mattos e Vivendo do Ócio. Pela frente ainda virão IFÁ Afrobeat, O Quadro, Kamaphew Tawa e Banda Aspiral do Reggae, Samba Chula de São Brás.
A cantora e compositora Manuela Rodrigues é uma artista está no seu terceiro álbum da sua carreira, denominado “Se a canção mudasse tudo”, onde apresenta 14 faixas, das quais onze são de sua autoria. Seu trabalho é calcado na Música Popular Brasileira, mas também recebe influências do pop com muitos momentos dançantes. Com uma longa e significativa experiência artística e musical, a cantora e compositora conquista espaço e reconhecimento ao longo de sua trajetória, que começou aos nove anos com estudo de flauta, piano erudito, iniciação musical, canto coral, até formar-se em Canto Lírico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). A cantora ganhou destaque com apresentações em projetos como Petrobras de Música, Música no Porto, Música no Parque, Conexão Vivo.
Estudou música em New Orleans (EUA), passando a mergulhar no universo da experimentação musical. O reconhecimento de seu trabalho nos dois primeiros discos, “Rotas” (2003) e “Uma outra qualquer por aí” (2011), rendeu à cantora indicações e prêmios no Troféu Caymmi de Música, Festival de Música da Rádio Educadora e Prêmio Braskem de Cultura e Arte, com reconhecimento da crítica especializada e de nomes como Tom Zé.
Além de ter a composição como um traço forte em sua carreira, Manuela também se destaca pela forte presença de palco em suas apresentações. A cantora estudou teatro na UFBA e trabalha há 12 anos com preparação vocal para diversas montagens musicais como As Noviças Rebeldes (Cia Baiana de Patifaria, dirigida por Wolf Maia), Os Cafajestes, Escândalo (Fernando Guerreiro), Irmã Dulce (Deolindo Checcucci), Milagre na Baia (Rita Assemany) e muitos outros.O Caravana da Música é viabilizado pelo programa FAZCULTURA, parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia – FCBA, CrediFácil Bahia (em parceria com a Desenbahia) além das linhas especiais de apoio, como os Pontos de Cultura e o Carnaval Ouro Negro.
O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.
Confira o circuito completo de apresentações do Caravana da Música:
- Vitória da Conquista – 13 de fevereiro (sábado), às 17h – Manuela Rodrigues faz show na Praça da Escola Normal.
- Itabuna – dia 20 de fevereiro (sábado), às 19h – Kamaphew Tawa e Banda Aspiral do Reggae – Praça Beira Rio.
- Ilhéus – dia 21 de fevereiro (domingo), às 17h – IFÁ Afrobeat, na Praça Castro Alves.
- Lençóis – dia 12 de março (sábado), às 19h – O QUADRO, no Mercado Municipal de Lençóis.
- Luís Eduardo Magalhães – dia 20 de março (domingo), às 17h – Samba Chula de São Brás, na Praça Central.
…
Por Ascom / Crioula Comunicação e Mobilização Social