Problemas na divulgação de dados epidemiológicos não impedem o cadastro de novos casos de doenças
Todos os dados sobre casos de dengue, chikungunya e vírus da zika devem ser repassados pelos Municípios aos Estados e depois de consolidados, estes devem ser transmitidos ao Ministério da Saúde para que seja realizada a consolidação dos dados. Porém, ontem, 25 de fevereiro, um problema impediu a Secretaria de Saúde do DF de divulgar o Boletim Epidemiológico. Além do problema técnico não ter sido corrigido, este se espalhou pelo país.
Os erros no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, ainda não foram corrigidos e algumas ferramentas como o extrator do banco de dados (responsável por gerar o documento) estão inoperantes. Além do DF, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Paraíba, Acre, Mato Grosso e Rio Grande do Sul também registraram as falhas. Até o momento, o ministério não se pronunciou sobre o ocorrido nem informou quando o sistema voltará a funcionar.
A Confederação Nacional de Municípios (CNM) entrou em contato com a área responsável do Ministério que confirmou a instabilidade do sistema e a falta de previsão para o reparo. Porém, mesmo com este problema, os Municípios devem continuar cadastrando normalmente os seus dados já que esta área do site está funcionando.
Banco de dados manual
Se o Sinan não normalizar até a semana que vem, os Municípios interessados podem solicitar na sua coordenação estadual o acesso ao seu consolidado pelo banco de dados manual mantido pelos Estados e a União.
…
Por CNM