Parceiros da sociedade civil são convidados para mobilização contra o Aedes aegypti em áreas rurais

O governo estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Secretaria de Justiça, Desenvolvimento Humano e Desenvolvimento Social (SJDHDS), em parceria com a Bahia Pesca, realizaram um encontro, ontem (4), e convidou parceiros da sociedade civil organizada para também participarem da mobilização contra o mosquito Aedes aegypti. A ação é mais uma etapa da campanha para eliminar possíveis focos do mosquito por meio do peixamento em barreiro-trincheira familiar e comunitário, e aguada.
Compareceram 100 pessoas, representantes de organizações não-governamentais ONGs), que têm contratos e convênios com as duas secretarias estaduais, no campo do acesso à água para consumo e produção. Também estiveram presentes o titular da SJDHDS, Geraldo Reis; o diretor- presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa vinculada à SDR, Wilson Dias; e o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Edson Valadares.
O uso de peixes que se alimentam das larvas do Aedes aegypti, em tanques ou depósitos, que não podem receber larvicidas é uma das medidas para combater o mosquito transmissor da dengue, zika e febre chikungunya. Além disso, o peixe passa a ser mais uma fonte de proteína animal para a população local.
“Chamamos todos aqui […] para a gente se integrar a essa grande campanha de caça ao mosquito e dar orientações para a continuidade da execução de projetos de água para consumo e produção. Temos um trabalho grande na área rural e a Secretaria da Saúde [Sesab] acredita que a gente, junto com os nossos parceiros, possa se engajar nessa luta para obter bons resultados”, disse o diretor-presidente da CAR. O peixamento será realizado nas cisternas e barreiros implantadas nos últimos anos, por meio de parceria com a Bahia Pesca.
O titular da SJDHDS citou as ações da secretaria para ajudar no combate ao mosquito. “Estão sendo realizadas limpeza de equipamentos, mutirões, e já fizemos uma videoconferência para falar sobre o assunto. Todos temos que colaborar nessa luta que é de todos […]. A transversalidade de ações das secretarias e órgãos é muito importante para um trabalho efetivo”.
…
Por Ascom / SDR