Bahia divulga protocolo de atenção à gestante com suspeita de zika e à criança com microcefalia

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) divulgou o protocolo de atenção à gestante com suspeita de zika e à criança com microcefalia. O documento orienta o atendimento desde o pré-natal até o desenvolvimento da criança com microcefalia, passando por pelos cuidados ao recém nascido exposto a zika, estimulação precoce e a rede de cuidados à pessoa com deficiência no estado da Bahia.
O principal objetivo do Protocolo é orientar as ações para a atenção às mulheres em idade fértil, gestantes e puérperas, submetidas ao vírus Zika, e aos nascidos com microcefalia. Ressaltando o papel das equipes de saúde, e a necessidade de intensificar a busca ativa de gestantes para o início oportuno do pré-natal e acompanhar o desenvolvimento dos nascidos com microcefalia.
NOTIFICAÇÃO – No caso do Recém Nascido com microcefalia associada à infecção pelo vírus Zika, a notificação do caso deve ser realizada por intermédio do formulário de RESP-Microcefalia, disponível no endereço eletrônico: www.resp.saude.gov.br
Na Bahia, a Sesab, por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), revisou todos os casos notificados desde outubro de 2015. Sendo assim, até o dia 09 de abril de 2016, 583 casos notificados em 133 municípios se enquadram no critério estabelecido pelo Ministério da Saúde. Desses, 246 foram investigados com a realização de exame de imagem e/ou exame laboratorial, sendo 178 confirmados e 68 descartados. Dos 583 casos, foram notificados 30 óbitos por microcefalia. Confira aqui o protocolo na íntegra.
…
Por DAB