Estado implanta curso técnico em parceria com o Sebrae voltado à formação empreendedora
A Rede Estadual de Educação Profissional terá um novo curso técnico de nível médio baseado na experiência da Escola de Formação Gerencial (EFG), que alia formação técnica ao conhecimento empreendedor e cidadão. O acordo de cooperação técnica entre a Secretaria da Educação do Estado e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado da Bahia (Sebrae/BA), ao qual a EFG está vinculada, foi publicado, na última quinta-feira (27), no Diário Oficial do Estado.
Com isto, a rede estadual passará a ofertar, a partir do próximo semestre, o curso “Técnico em Administração do Eixo Tecnológico Gestão e Negócios”, nesta etapa inicial, no Centro Estadual de Educação Profissional da Bahia (CEEP BA), em Águas de Meninos, em Salvador. O diferencial é que o curso cria bases para que o estudante se torne um cidadão empreendedor independente da área em que pretenda atuar no futuro. Neste sentido, a metodologia será aplicada pela EFG, envolvendo uma série de itens e conhecimentos que fazem do estudante, por exemplo, entender como funciona uma startup ou como ele pode mudar a comunidade em que vive.
O secretário da Educação do Estado da Bahia, Walter Pinheiro, diz que esta ação faz parte da política da Secretaria de concretizar parcerias estratégicas com foco na melhoria da Educação, “assim como também estamos fazendo com as universidades públicas e institutos federais de Educação, com o Google, além de outras linhas de ação com o próprio sistema S”, afirmou.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio, por sua vez, ressalta que “a oferta dos cursos técnicos está alinhada às demandas dos Territórios de Identidade da Bahia e esta parceria voltada à Inovação e ao Empreendedorismo na formação profissional vai proporcionar diferentes oportunidades de inserção destes jovens no mundo do trabalho”.
Por Ascom/Educação