CBF altera regras para trabalho da imprensa no Brasileirão 2017
No próximo final de semana, a bola começa a rolar na maior competição do futebol brasileiro. O Brasileirão 2017 terá início nas Séries A e B.
Desde o ano passado, a CBF realiza, antes do início dos campeonatos, o Seminário de Operações, com presenças de representantes de clubes, federações e entidades representantes da Imprensa Esportiva. Neste ano, não foi diferente.
Comandado pelo diretor de competições, Manoel Flores, o Seminário foi realizado na última semana. Na oportunidade, a entidade nacional anunciou mudanças para o trabalho da imprensa no Brasileirão 2017.
CONFIRA ABAIXO O QUE MUDOU EM RELAÇÃO AO BRASILEIRÃO 2016:
Protocolo de Imprensa:
– Os veículos de imprensa deverão se cadastrar através do site http//credencial.cbf.com.br/competicao. Para contato, há, também, os e-mails credenciamentoseriea@cbf.com.br e credenciamentoserieb@cbf.com.br.
– O cadastramento para os jogos em dias de sábado, domingo e segunda deverá ser realizado até às 19h da quinta-feira anterior às partidas. Após este horário, não serão aceitos novos cadastramentos.
– O cadastramento para os jogos em dias de quarta-feiras será realizado até às 19h da segunda-feira anterior. Após este horário, não serão aceitos novos cadastramentos.
– Só poderão ser cadastrados profissionais que possuem carteiras emitidas pelas entidades Arfoc, ABCD, Aceb, Abrace etc. Os profissionais cadastrados devem representar algum veículo e imprensa, seja rádio, jornal ou emissora de TV.
– Clube mandante tem direito a três prepostos para trabalhar durante o jogo, sendo um fotógrafo, um cinegrafista com câmera de porte pequeno e um profissional de escrita. Assessores de Imprensa não poderão mais ficar atrás das traves. Os profissionais só poderão utilizar camisas dos clubes que não sejam de jogo.
– Clube visitante também tem direito a três prepostos em campo, seguindo as mesmas regras do time mandante.
Indumentária da Imprensa:
– Além de calçado fechado, camisa com mangas, camisa que não seja de clube, calça comprida e boné sem propaganda comercial, já cobrados em 2016, a partir de 2017 os profissionais de imprensa também poderão utilizar bermuda cargo em uma única cor, seja ela de cor preta, bege ou marrom.
Protocolo de Campo:
– A partir deste ano, cada time poderá entrar com 44 crianças. Essas crianças deverão ter, no máximo, 12 anos de idade e até 1,40m de altura.
– Se o clube for entrar com alguma faixa, não poderá entrar com as crianças.
– A entrada de crianças especiais deverá ser solicitada até 72 horas antes da partida.
Ações de Campo:
– A solicitação para realização de ações de campo, como líderes de torcida, mascote entre outras deverá ser feita apenas uma vez, com o clube indicando todos os jogos em que serão realizadas as ações.
Assessores de Imprensa:
– Não será mais permitida a presença de assessores de imprensa em campo durante os jogos.
– Um assessor de imprensa poderá se dirigir ao loca externo do campo de jogo aos 40 minutos do primeiro tempo para levar a camisa e saber qual atleta foi escolhido para conceder entrevista à TV.
– Dois assessores de imprensa poderão se dirigir à área externa do campo de jogo aos 40 minutos do segundo tempo. Um assessor para levar a camisa e saber qual atleta foi escolhido para conceder entrevista à TV. O outro assessor para organizar as entrevistas com os jornalistas que estarão ao aguardo da passagem dos atletas.
– O assessor de Imprensa não precisará adentrar o campo de jogo para buscar o atleta a ser entrevistado.
As demais regras, não citadas acima e utilizadas em 2016 permanecem valendo para o Brasileirão 2017. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) foi representada no seminário pelo seu supervisor de operações, Luis Alberto Becco.
Por FBF