Programação principal da Flip ocupa entorno da Praça da Matriz
A Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece de 26 a 30 de julho, neste ano, trará toda sua programação no entorno da Praça da Matriz, requalificada em 2012, com o resgate da concepção da década de 1910, feita pelo historiador, poeta e líder político Samuel Costa, e tombada pelo Iphan em 1972.
Numa época em que o Centro Histórico vem perdendo sua população de paratienses, a Praça resiste como centralidade simbólica nas festas tradicionais, como a Festa do Divino. Neste ano, ela se tornará um lugar de encontro entre moradores e visitantes também durante os dias da Festa Literária.
A Igreja da Matriz, patrimônio histórico nacional, local de forte identidade paratiense, abrirá suas portas ao público para a programação principal, que antes ocupava a Tenda dos Autores. Seu espaço será adaptado para os dias da Festa Literária e equipado com recursos cenográficos e técnicos que permitam ao público a manutenção da experiência Flip.
A Tenda do Telão, nesta edição, estará voltada para a Praça da Matriz, fortalecendo o espaço da praça como um ponto de encontro e fruição da cultura. O telão, uma das marcas de sua democratização, será ampliado para metabolizar a experiência Flip e contará comum palco, espaço de novos conceitos de mesas e apresentações.
Flip 2017
A 15ª edição da Flip, com curadoria de Joselia Aguiar, homenageia Lima Barreto e já tem confirmados os nomes de Marlon James, Diamela Eltit, Scholastique Mukasonga, Lázaro Ramos, Lilia Schwarcz, Felipe Hirsch, Frederico Lourenço, Djaimilia Pereira de Almeida, Luaty Beirão, Pilar del Río e Conceição Evaristo.
Patronos 2017
O Programa de Patronos é um plano de mecenato voltado a pessoas físicas que apoiam a realização da Festa Literária Internacional de Paraty.
Além de contribuir para a viabilização dos 5 dias de evento, o patrono fomenta as ações educativas de permanência promovidas pela Flip no território.
Os benefícios incluem ingressos para a Programação Principal da Flip, convites para o coquetel de boas-vindas com a participação dos autores, e encontros com a curadora e com o diretor-executivo da Casa Azul, entre outras atividades.
Por Ascom / Flip 2017