Os hexacampeões Edu Piano/Solon Mendes seguem para a final do Rally dos Sertões, em 4º nos UTVs

Dupla da Território Motorsport completou mais uma dura etapa com chegada em Aquidauana (MS). Neste sábado seguem para Bonito, última etapa
Após seis dias pelas trilhas e estradas de fazendas de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Edu Piano e Solon Mendes, da equipe Território Motorsport (Tatuí/SP), seguem para o final do 25º Rally dos Sertões que termina neste sábado, 26, em Bonito (MS). Os hexacampeões da competição estão entre os quatro mais rápidos dos UTVs e também da categoria UTV Pró Turbo. O percurso terá 420,78 km e 240 de trechos cronometrados. “Esta etapa será aparentemente pesada também, com uma especial bem dura. Mas estamos preparados e firmes”, diz o cearense Mendes, 53 anos, 19 participações na prova e há 11 na Território Motorsport.
Antes de encarar o último dia de disputa, a dupla conta como foi a penúltima etapa que também não deu moleza aos competidores, entre Coxim e Aquidauana (429 quilômetros). A bordo do Can-Am Maverick X3 X RS (#235), Piano e Mendes driblaram as adversidades e mantiveram a 4ª colocação no acumulado entre os 32 UTVs. Mas devido a um incidente com o UTV a dupla finalizou em 9º na geral.
“Foi bem difícil e técnica, com todo tipo de piso, algumas retas, trial, erosões, estradas com fazenda, curva de nível, lombas. Foi bem variado”, conta o Piano, 48 anos, 22ª participação consecutiva e tem sete títulos – foi campeão pela primeira vez em 2005 na geral dos carros e mais seis nos caminhões com Mendes. Segundo o piloto, quando estavam quase no final, o UTV levou uma pancada forte e o desempenho do veículo ficou bem comprometido. “Faltando 100 km, tivemos de ser rebocados. Graças a ajuda da dupla de UTV Euclides Junior/Marcos Panstein não estouramos o tempo, porque vários não pararam. Agradecemos muito pela solidariedade, porque este é o verdadeiro espírito do rali”, ressaltou Piano.
O navegador completa que foi uma etapa longa e cansativa, mas também emocionante porque teve de tudo um pouco. “Areia, areião, pedras e muitas pontes. Uma especial bem completa. Apesar de o UTV ter sofrido um desgaste, em função dos seis dias de prova, a gente vinha em um ritmo bom até levar a pancada, agora só queremos chegar a Bonito”, diz o único cearense com seis títulos no Rally dos Sertões.
Participam da histórica 25ª edição do Rally dos Sertões 280 pilotos e navegadores do Brasil e do exterior, em 161 veículos, nas categorias carros (cross country e regularidade), UTVs, quadriciclos e motos. O percurso todo tem 3.300,06 quilômetros no total, sendo 1.999,52 de trechos cronometrados.
Equipe campeã – Com sede em Tatuí, no interior paulista, a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no grid do Rally dos Sertões e é chefiada por Edu Piano, que além de piloto é preparador de carros de competição. Durante 12 temporadas (até 2014) a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões (Ford Racing Trucks/ Território Motorsport) na competição. E também, entre 2011 e 2014, foi a equipe oficial da Troller (Troller Racing/Território Motorsport), que sagrou-se bicampeã da prova na Production T2. A partir de 2016, Piano passou a desenvolver e preparar UTVs.
Para acompanhar as notícias da dupla: site www.territoriomotorsport.com.
Resultado UTVs – Acumulado após seis etapas
1° – Lucas Barroso/Breno Rezende – 22:33:18.34 – Can-Am Maverick X3
2° – Bruno Varela/João Arena – 22:34:42.65 – Can-Am Maverick X3
3° – Ismar Júnior/André Galvão de Sá – 23:09:39.15 – Can-Am Maverick X3
4° – Edu Piano/Solon Mendes – 23:12:12.50 – Can-Am Maverick X3
5° – Marcelo Gastaldi/Cláudio Silveira – 23:13:05.33 – Can-Am Maverick X3
Roteiro 25ª edição do Rally dos Sertões
Sábado (26/08) – 7ª Etapa
Aquidauana (MS) a Bonito (MS)
- Deslocamento Inicial – 128,62 km
- Trecho Cronometrado – 240,45 km
- Deslocamento Final – 51,71 km
- Total do dia: 420,78 km
Por MSuzuki Comunicação