Dupla Luiz Facco/Felipe Costa estreia novo carro, neste sábado, no Rally Rota SC Maxxis Velocidade
A bordo de um Peugeot 208 Maxi Rally, equipe da Acelera Siriema encara o fim de semana de muita velocidade na serra catarinense. Largada terá início a partir das 9h43, em Rio Rufino
Os motores voltam a roncar no grid do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade que neste fim de semana, 16 e 17, será disputado na região serrana de Santa Catarina. E a dupla da equipe Acelera Siriema, Luiz Facco e Felipe Costa #10, estreia um novo carro, um Peugeot 208 Maxi Rally, pelas estradas vicinais de Rio Rufino, Bom Retiro, Urubici e Urupema. O desafio será fazer o menor tempo possível no percurso de 368 quilômetros, dos quais aproximadamente 145 de trechos cronometrados.
A prova é composta por 10 trechos cronometrados (Especiais –SS), sendo três neste sábado – SS Rio Rufino/Urubici, SS São Francisco/Urubici e SS Rio Rufino/Bom Retiro – que serão percorridos duas vezes cada. Depois os competidores disputarão o Super Prime (disputa de dois em dois em um circuito fechado de um quilômetro) que equivalerá a 7ª Especial do dia. Já no domingo serão duas passagens em cada um das duas Especiais – SS Morro das Antenas e SS Urupema. Vale destacar que o Morro das Antenas é conhecido como ponto mais frio do país.
Como sempre, a competitividade é acirrada e décimos de segundos são disputados pelas duplas. Mas Facco e Costa não estão brigando pelo Campeonato Brasileiro da modalidade, tanto que a última prova que competiram foi o Rally Erechim, em maio, no Rio Grande do Sul. O foco é colher informações do desempenho do equipamento para as próximas provas. A dupla é a sétima no grid a largar neste sábado.
Segundo o piloto paulista, o campeonato está bem competitivo, tem ótimos pilotos e equipamentos, por isso, a intenção nesta etapa catarinense é, sobretudo, conhecer o novo carro e fazer uma prova dentro do ritmo da dupla e completar todas as Especiais, pois é notório que todo o grid está um pouco a frente em relação a evolução e ao desempenho. Facco é hexacampeão paulista de Rally de Velocidade com três títulos na categoria N4 (2016, 2015 e 2014) e mais três na A6 (2012, 2010 e 2009).
O Rally Rota SC Maxxis Velocidade é a 5ª prova da temporada do Brasileiro de Rally de Velocidade e válido pelas 9ª e 10ª etapas. O parque de apoio está localizado na entrada da cidade de Rio Rufino, local também do Super Prime. Disputam a prova carros da categoria RC2N (carros 4×4), RC4 (carros 4×2) e RC5 (carros 4×2).
Expectativa da dupla sobre a prova:
Piloto Luiz Facco – “Será interessante poder correr num carro novo, ao qual esperamos que tenha um bom desempenho. Não tivemos tempo para treinar, portanto será nosso primeiro contato com o carro e levaremos um tempo para andar de forma mais competitiva. Prova deverá ser bem difícil, aguardamos trechos de alta velocidade com algumas situações de trechos travados e se tiver muitas pedras será desafiante.”
Navegador Felipe Costa – “Tenho acompanhado as provas do Brasileiro de Velocidade e a disputa na categoria é muito legal. Na última em Panambi, a diferença do 1º para o 3º foi muito pequena. Isso mostra que estão todos em níveis muito parecidos. A nossa intenção é fazer uma boa prova, sem pressão de resultados, mas queremos aprender o máximo possível sobre o novo carro aqui de Santa Catarina.”
Programação Rally Rota SC Maxxis Velocidade – Rio Rufino (SC)
Sábado 16/9
- 09h43 – SS1 São Francisco/Urubici 1
- 10h36 – SS2 Rio Rufino/Bom Retiro 1
- 11h06 – Apoio A
- 12h29 – SS3 São Francisco/Urubici 2
- 13h22 – SS4 Rio Rufino/Bom Retiro 2
- 13h52 – Apoio B
- 15h15 – SS5 São Francisco/Urubici 3
- 16h08 – SS6 Rio Rufino/Bom Retiro 3
- 16h51 – SS7 Super Prime Maxxis
Domingo 17/9
- 08h23 – SS8 Morro das Antenas 1
- 08h41 – SS9 Urupema 1
- 10h01 – Apoio C
- 10h34 – SS10 Morro das Antenas 2
- 10h52 – SS11 Urupema 2
- 12h00 – Divulgação dos resultados
- 13h00 – Festa de Premiação
Por MSuzuki Comunicação