Alunos da Base Comunitária de Itinga apresentam espetáculo de Teatro

A arte e o teatro utilizados como ferramenta de transformação na vida de jovens da comunidade de Itinga é o objetivo do projeto Vidas em Cena. Criado pela Base Comunitária de Segurança (BCS) de Itinga, a iniciativa promove inclusão social através de iniciação teatral para adolescentes de 12 a 18 anos da comunidade. Na noite da sexta-feira (29), os jovens colocaram tudo o que aprenderam em prática com a peça Arena Conta Zumbi, que tem como tema a luta e resistência do Quilombo dos Palmares.
O projeto ‘Vidas em Cena’ foi iniciado na BCS com oficinas de expressão corporal, técnicas de palco e música nas escolas públicas da região. Para o Soldado Luide Prins, coordenador e professor do coletivo de teatro, o objetivo é mostrar uma nova realidade para jovens. “Queremos incentivá-los a buscar a melhor versão deles mesmos. A arte é uma ferramenta para isso, melhorar a vida e estimular a consciência critica e social deles. Ainda que não optem por seguir o teatro como carreira, os aprendizados ficarão”.
Para Luiza Luz, de 16 anos, o teatro já mudou muita coisa. “Eu descobri nesse grupo o poder da expressão, aqui eu consigo me libertar e ser honesta comigo mesma. Depois do teatro eu descobri que posso ser mais, descobri que eu sou arte e não existe limites para o que eu posso alcançar. Eu quero continuar aprendendo, melhorando e mergulhando cada vez mais nestes descobrimentos.”
O grupo fará uma nova apresentação neste sábado (30), às 19h. Com uma linguagem atual, a montagem é uma releitura de uma obra do dramaturgo Augusto Boal (1931-2009). A trilha sonora é assinada pelo instrumentista, cantor e compositor Roberto Cândido.
Transformação
A dona de casa Nilza Conceição percebeu grandes mudanças de comportamento quando a filha, Loraine, de 17 anos, entrou para o projeto. “Ela ficou mais tranquila e melhorou nos estudos, tirando notas melhores e está mais bem comportada. É muito bom poder contar com um projeto como esse dando suporte aos jovens de nossa comunidade, aqui eles aprendem a respeitar os mais velhos e também se envolvem com arte”.
Pacto pela vida
O Pacto Pela Vida é um programa de Estado criado pela Lei nº 12.357 de novembro de 2011 no âmbito do Sistema de Defesa Social – SDS, cujo objetivo principal é a promoção da paz social. O programa prevê, no âmbito policial, ações integradas das unidades da Secretaria de Segurança Pública, das Polícias Militar e Civil e do Departamento de Polícia Técnica visando à redução dos índices de violência.
No âmbito social, o Pacto prevê ações de prevenção social executadas por diversas Secretarias de Estado, voltadas para a população vulnerável das áreas identificadas como críticas em termos de criminalidade, de modo a reafirmar direito e dar acesso a serviços públicos indispensáveis. Além disso, são realizadas ações relacionadas à prevenção, tratamento e reinserção social de usuários de substâncias psicoativas.
Por Secom/BA










