Com cinco brasileiros, Mundial de Ginástica começa nesta segunda (02) no Canadá

Delegação conta com três ginastas apoiados pelo Bolsa Pódio do Ministério do Esporte
O Campeonato Mundial de Ginástica Artística tem início nesta segunda-feira (02.10) em Montreal, no Canadá. O Brasil é representado por cinco ginastas no evento que segue até domingo (08). No masculino, Arthur Nory, Arthur Zanetti e Caio Souza buscam repetir os ótimos desempenhos do país nas últimas competições internacionais. No feminino, Rebeca Andrade e Thaís Fidelis representam a delegação no início do ciclo olímpico de Tóquio 2020.
O campeonato terá disputas por aparelhos e individual geral. Caio Souza vai representar o país no individual geral, Zanetti competirá nas argolas e Nory no solo e na barra fixa. Rebeca Andrade e Thaís Fidelis irão competir em todos os aparelhos: salto, assimétricas, trave e solo. Nory, Zanetti e Rebeca recebem o benefício do Bolsa Pódio do Ministério do Esporte. Thaís Fidelis é apoiada pelo Bolsa Atleta.
Dois dos principais atletas do Brasil na atualidade, o medalhista olímpico Diego Hypolito e Flávia Saraiva ficaram de fora do mundial por causa de lesões nas costas.
O Mundial 2017 será disputado por 400 atletas, de 71 países. As provas serão no Estádio Olímpico de Montreal, com capacidade para 10 mil espectadores. Mais de 40 mil ingressos foram vendidos antecipadamente para os seis dias de evento.
Nos Jogos Olímpicos Rio 2016, o Brasil conquistou três medalhas na ginástica artística: duas pratas e um bronze. Na história dos Mundiais, a delegação nacional conta com quatro ouros, quatro pratas e quatro bronzes.
No masculino, o Brasil está na quarta subdivisão, ao lado de Nova Zelândia, Holanda, Sri Lanka, Irlanda, Turquia, Itália, Chile, Áustria, Colômbia, Eslováquia, Coreia, Lituânia, Jordânia, Finlândia, Peru e República Tcheca. A estreia brasileira no mundial será nesta terça-feira (03).
As qualificatórias feminina de todos os aparelhos (salto, assimétricas, trave e solo) serão na quarta-feira (4). As brasileiras fazem parte da quinta subdivisão, com atletas da Finlândia, Estados Unidos, Cuba, Ucrânia, Eslovênia, Japão, Coreia, Uzbequistão, Colômbia, China e Panamá.
Thaís elogiou os treinos no Estádio Olímpico de Montreal. “Gostei muito, fiz melhor do que estava treinando e espero que na competição seja ainda melhor”, disse.
O coordenador de ginástica artística da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Marcos Goto, avaliou a participação brasileira no treinamento de pódio. “Passamos bem pelo treinamento de pódio. Nossos árbitros Edgard Ferreira e Henrique Motta foram acompanhando as provas dos brasileiros e já iam passando como a arbitragem estava avaliando, com detalhes bons e alguns para serem ajustados até a competição”, revelou.
Confira a programação do Mundial do Canadá:
Segunda-feira (2)
Qualificatória masculina
10h30 – subdivisão 1
15h – subdivisão 2
19h – subdivisão 3
Terça-feira (3)
Qualificatória masculina
10h30 – subdivisão 4 (Brasil)
Qualificatória feminina
17h – subdivisão 1
20h – subdivisão 2
Quarta-feira (4)
Qualificatória feminina
14h – subdivisão 3
17h – subdivisão 4
20h – subdivisão 5 (Brasil)
Quinta-feira (5)
19h20 – Apresentação Cirque du soleil
20h – Final individual masculino
Sexta-feira (6)
19h20 – Apresentação Cirque du soleil
20h – Final individual geral feminino
Sábado (7)
14h – Final por aparelhos
Masculino – solo, cavalo com alças e argolas
Feminino – salto e barras assimétricas
Domingo (8)
14h – Final por aparelhos
Masculino – salto, paralelas e barra fixa
Feminino – trave e solo
Por Confederação Brasileira de Ginástica