Gabriel Medina vence em Portugal e fica perto do bicampeonato Mundial de Surf

Foi a segunda vitória do brasileiro na Europa. Medina precisa vencer Pipeline para conquistar título mundial de 2017
O surfista Gabriel Medina venceu, nesta quarta-feira (25.10), a etapa de Portugal do Circuito Mundial de Surf. Com a vitória, o brasileiro ocupou a vice-liderança do ranking, na briga direta pelo bicampeonato mundial contra o líder do circuito John John Florence. Ele venceu o australiano Julian Wilson na última onda, garantindo a segunda vitória consecutiva na Europa. O surf vai estrear na próxima edição dos Jogos Olímpicos, em Tóquio 2020.
O título mundial será decidido na etapa de Pipeline, no Havaí. John John Florença encara a etapa sem precisar de outros resultados para levar o bicampeonato. Se Florença terminar em primeiro ou segundo, ele conquistará o título de 2017. Se o norte-americano terminar em terceiro, Gabriel Medina precisa vencer a etapa para conquistar o título. O brasileiro foi campeão mundial em 2014.
“Não é que eu não pensasse, mas agora estou definitivamente pensando no título”, disse Gabriel Medina, depois do título da etapa portuguesa. O brasileiro acrescenta que a vitória trouxe esperança pelo título. “Estou realmente feliz, pois o meu objetivo era ganhar um evento na Europa e acabei ganhando dois. Isso é incrível”, acrescentou.
Com as vitórias em Portugal e na França, Medina chegará no Havaí como número dois do mundo, somando 50,250 pontos, a apenas 3.100 de distância do líder John John Florence (53.350).
Em Portugal, Gabriel Medina apostou no jogo aéreo e conseguiu aproveitar as ondas fortes e os tubos. Na final, contra o australiano Julian Wilson, o brasileiro liderou a bateria até os cinco minutos finais. Medina abriu mão de sua prioridade e Julian aproveitou para completar um tubo e passar o brasileiro nos pontos, ao somar 10.94, contra 10.84 de Medina. O paulista garantiu a vitória de virada após completar um aéreo e garantir 12.50 pontos. Com a última manobra também executada com sucesso, Medina terminou a final somando 13.26 (6.93 e 6.33) contra 10.94 de Julian Wilson (4.67 e 6.27).
Por Rede do Esporte