Sem perder sets, Hugo Calderano avança no Aberto da Alemanha, em Magdeburgo

Brasileiro derrotou o tcheco Tomas Polansky e o indiano Sanil Shetty na fase de grupos e segue adiante na competição. Tsuboi e Ishiy são eliminados
Hugo Calderano começou bem a disputa do Aberto da Alemanha, etapa Platinum do Circuito Mundial da ITTF (a mais importante). Nesta quarta-feira (8.11), o brasileiro venceu os dois compromissos que tinha pelo Grupo 2 e terminou na liderança do triangular. Assim, garantiu a classificação para a fase preliminar e eliminatória da competição, disputada na cidade de Magdeburgo.
Primeiro, o número 18 do mundo foi à mesa contra o tcheco Tomas Polansky (175º colocado no ranking mundial) e o derrotou por 4 sets a 0, com parciais de 11/6, 11/5, 11/5 e 12/10. Depois, foi a vez de encarar o indiano Sanil Shetty (169º) e vencer pelo mesmo placar da partida anterior. As parciais foram 11/5, 11/8, 14/12 e 11/6. O adversário de Calderano nesta quinta-feira, no mata-mata do qualifying, ainda não está definido. Hugo espera o resultado de outros jogos que serão realizados pela manhã.
Se passar para a chave principal, que reúne 32 jogadores, certamente o brasileiro encontrará pedreiras pela frente. Por ser uma etapa Platinum, o torneio reúne boa parte dos melhores ranqueados na ITTF. Oito dos top ten do mundo esperam os atletas que vêm do qualifying, entre eles o chinês Fan Zhendong, número dois do mundo, e os alemães Dimitrij Ovtcharov (3º) e Timo Boll (4º), que fizeram há duas semanas a final da Copa do Mundo. A ausência de peso é o campeão mundial e olímpico, o chinês Ma Long.
Outros brasileiros
Gustavo Tsuboi (99º) e Vitor Ishiy (220º) também entraram em ação nesta quarta-feira, mas não conseguiram seguir adiante. Por terem vencido os primeiros compromissos na chave, os dois dependiam de mais uma vitória para avançar, mas acabaram superados. Tsuboi caiu diante do austríaco Robert Gardos (56º) por 4 a 1 (12/10, 4/11, 13/11, 11/4 e 11/5) e Ishiy não passou pelo japonês Jin Ueda (34º), que acabou vencendo por 4 a 1 (11/7, 7/11, 11/7, 11/6 e 11/6).
Calderano e Tsuboi ainda jogam o torneio de duplas. Os brasileiros, cabeças de chave número 4, estreiam nesta quinta-feira (9), a partir das 15h (de Brasília), já nas oitavas de final da competição. A parceria adversária ainda não foi definida.
Por Rede do Esporte









