Prefeito comete suicídio e deixa uma carta de despedida

No início da manhã de hoje (15), o prefeito da cidade de Itapitanga, Dernival Dias Ferreira, foi encontrado morto em sua residência no centro da cidade. A guarnição da Polícia Militar foi informada, às 5:40 h, por telefone de que teria ocorrido um barulho de disparo de arma nas proximidades da casa do prefeito.
A viatura policial se deslocou até o local e verificou que a casa estava totalmente fechada e ninguém atendia. Como em uma cidade pequena é fácil conhecer as pessoas, os policiais foram em busca de uma pessoa que trabalhava para o prefeito para ver se conseguiam a chave e verificar o ocorrido. Ao adentrar no imóvel encontraram o corpo do prefeito no quarto, em cima da cama, deitado com um ferimento no peito, possivelmente causado pelo projétil. Segundo informações, ao lado do corpo estava um revólver calibre 32. O local foi preservado até a chegada do Departamento de Polícia Técnica, por volta das 9:20 h da manhã.
São duas as linhas de investigação: a de suicídio, pelos indícios encontrados no quarto do prefeito, mas também a de um possível assassinato, porém com dúvidas acerca da ausência de relatos dos vizinhos sobre uma possível movimentação de veículos ou barulho no horário da ocorrência. Apenas a perícia realizada pela polícia poderá indicar o que de fato ocorreu, pois será feita a análise das impressões digitais na arma, a análise da pólvora nas mãos do prefeito, se existem vestígios, a posição em que ele foi atingido.
Dernival, era prefeito de Itapitanga pela terceira vez, além de ter feito seu sucessor na eleição de 2012, completando quatro mandatos de liderança frente a política local. É considerado por muitos como um grande prefeito com inúmeras realizações no município, mas neste atual mandato, frente à crise econômica, vinha enfrentando dificuldades para honrar os compromissos do município. Por conta de seu segundo mandato, o prefeito estava sendo investigado pela Polícia Federal na “Operação Vassoura de Bruxa” e seria ouvido no inquérito nas próximas semanas. São muitos os rumores e hipóteses para caracterizar o que de fato aconteceu. Espera-se que a Polícia Técnica possa de fato elucidar o mais rápido possível o que ocorreu. O corpo foi levado para a perícia e deve ser liberado ainda hoje para o velório. O sepultamento deve acontecer amanhã (16)
Ele estava decidido a se licenciar do cargo ou até mesmo a renunciar, já tinha comentado para alguns amigos dessa sua pretensão. Na noite da última quarta-feira (14) ele se reuniu com o vice-prefeito, Ró de Beto (PSB), e comentou que era para ele se preparar para assumir o cargo.
Segundo informações, ao lado do corpo de Dernival, estava também uma carta, na qual ele desabafa sobre a sua insatisfação com a política, com a vida e informava sobre alguns assuntos da família.
Da Redação
Com informações do Políticos do Sul da Bahia