Pela primeira vez, Caio Bonfim disputa Copa Brasil de Marcha Atlética em casa

Melhores atletas do país irão disputar a competição neste domingo (18) em Sobradinho (DF)
Pela primeira vez os moradores da cidade de Sobradinho (DF) terão a oportunidade de acompanhar de perto uma competição nacional de marcha atlética. Sob o comando do técnico João Sena, o Centro de Atletismo de Sobradinho (Caso) inseriu a prova de atletismo nas ruas e ladeiras da cidade que fica a 22 quilômetros de Brasília. Neste domingo (18.02), os sobradinhenses poderão assistir ao atleta olímpico local Caio Bonfim, 26 anos e quarto colocado nos Jogos Olímpicos Rio 2016, durante a Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, que vai reunir os melhores atletas do país.
Caio Bonfim é responsável por colocar a cidade-satélite no mapa da marcha mundial. Ele conta no currículo com duas participações olímpicas (Londres 2012 e Rio 2016). Em 2017, o jovem entrou para história do esporte brasileiro ao subir ao pódio do Campeonato Mundial de Atletismo disputado em Londres, depois de terminar a prova dos 20km em terceiro lugar.
A Copa Brasil de marcha atlética será disputada no percurso de 1km montado no Parque Ecológico dos Jequitibás. Atletas de todo o país terão a oportunidade de competir no mesmo local que o principal nome da prova treina para os eventos internacionais. Segundo Caio, o trabalho desenvolvido com o atletismo mostra que o esporte vai além das vitórias.
“O esporte é mais do que as pistas. O esporte tem muito a ver com a sociedade. A gente tem uma influência muito forte, porque inspiramos as pessoas com a nossa dedicação. Sei que inspiro muitas pessoas quando treino no sol, às vezes em percursos de 20 ou 30km. Já chegaram pessoas que estavam acima do peso e emagreceram falando que se motivaram observando a minha dedicação. Além das marcas, recordes e vitórias, o mais gratificante é conseguir passar para as pessoas uma nova direção e perspectivas. Me tornei uma pessoa melhor depois que virei um atleta”, disse Caio Bonfim.
Caio é o principal nome da equipe do Centro de Atletismo de Sobradinho (CASO). O projeto contará com 25 atletas disputando a Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética. O evento faz parte do Programa CAIXA de Competições. A Copa Brasil integra o Calendário 2018 da CBAt, que realiza o evento, co-organizado pela Federação de Atletismo do Distrito Federal.
Na prova do fim de semana, os atletas irão marchar num circuito de 1km. Nesta edição da competição, excepcionalmente será realizada a prova de 35km no masculino e feminino, em substituição aos 50km (prova considera a mais desgastante do atletismo). O evento contará com provas também de 3, 5, 10 e 20km.
Nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016, Caio ficou a 5 segundos da medalha de bronze, terminando a prova de 20km em quarto lugar. Neste ciclo olímpico, o brasiliense pretende intensificar os treinamentos na corrida por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
“O ano de 2019 é um ano muito especial, pois será bem cheio, com Campeonato Mundial de Atletismo em Doha e Jogos Pan-Americanos em Lima. Fizemos muito bem a dobradinha 2015/2016 e consegui crescer nos resultados. Espero chegar em 2020 com a esperança muito boa de fazer uma grande competição, tanto nos 20 quanto nos 50km”, projeta.
Por Rede do Esporte