Darlan Romani bate recorde sul-americano no arremesso do peso

Na Polônia, brasileiro foi o campeão do Meeting de Gwiadz com a marca de 21,94m
O catarinense Darlan Romani venceu a prova do arremesso do peso no último domingo (20), no Meeting de Gwiadz, na Polônia, com 21,94 m. Assim, estabeleceu um novo recorde sul-americano, marca obtida na sexta série de arremessos, e agora é o número 3 do ranking mundial.
Na terceira série, Darlan já havia melhorado seu recorde continental, quando fez 21,84 m, marca dois centímetros melhor do que o recorde anterior, que era 21,82 m e fora conseguido por ele mesmo no Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo de 2017, em 3 de junho, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP).
Darlan, de 27 anos, atleta do Pinheiros, é treinado pelo cubano Justo Navarro e ainda marcou 20,09 m na primeira série e 21,71 m na quarta. No Meeting, ele deixou em segundo lugar o polonês Michal Aratyk, que fez 21,67 m, e em terceiro o croata Stipe Zunic, com 20,49 m.
Quinto colocado na Olimpíada do Rio em 2016 e quarto no Mundial Indoor de Birmingham em março, Darlan, o treinador Justo Navarro e sua colega de equipe Geisa Arcanjo estão na Europa, onde participam de camping organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Os recursos são do Programa de Campings Caixa, patrocinadora da modalidade, com apoio do COB.
No Recife, onde acompanha o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-18, no Estádio Atlético do Santos Dumont, o presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, comemorou: “O Darlan continua em grande fase e provou que nosso trabalho de preparação está no rumo certo.”
Estados Unidos
Outro nome do atletismo brasileiro obteve sucesso nas pistas internacionais no último fim de semana. No sábado (19), no Conley College, no estado norte-americano do Kansas, a gaúcha Thaís Lindemayer venceu o salto com vara no NJCAA, o Campeonato Nacional. Para ficar com o título, Thaís, da Sogipa de Porto Alegre, marcou 3,65 m no salto com vara, novo recorde pessoal na prova.
Também da Sogipa, Samory Uiki ganhou bronze no salto em distância no Torneio de Ohio, válido pela Conferência Leste dos Estados Unidos. Samory saltou 7,53 m.
Por Confederação Brasileira de Atletismo