Ticomia emite nota esclarecendo situação junto ao ECAD e confirmando realização do evento

A produção do Ticomia emitiu uma nota na manhã de hoje (08), em suas redes sociais, sobre a reportagem publicada em um site de Salvador e reproduzida na região, envolvendo o evento e o ECAD (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição).
Segundo a notícia, uma possível decisão judicial impediria a realização do evento e também não permitiria a reprodução das músicas dos artistas contratados para participar da programação que acontecerá no dia 23 deste mês .
A matéria foi divulgada em toda a Bahia, ganhando uma grande repercussão. Por isso mesmo, a produção do evento também informou que tomará providências para que seja dado o direito de resposta para esclarecimento sobre a notícia divulgada.
Confira nota emitida pela produção do Ticomia:
“Em matérias publicadas nesta data, foram divulgadas manifestações do ECAD citando débitos de várias produtoras de eventos da Bahia para com os direitos autorais.
Importa ao Ticomia informar que não intenciona deixar de recolher direitos autorais, por isso que move ação judicial contra o ECAD e vem depositando em juízo as importâncias devidas. Além do mais, há trinta anos contribui imensamente para a cadeia produtiva da música e para a economia de Ibicuí, tempo em que, contratou, remunerou e divulgou, mais de uma centena de artistas.
A postura do Ecad, contudo, reclamando ou mesmo alardeando a suspensão dos eventos, conspira contra o direito ao acesso à cultura, contra os interesses da sociedade e dos próprios artistas, especialmente daqueles que vivem dos shows e percepção dos seus cachês, atingindo-lhes no bolso e na dignidade, posto que ofende o seu direito ao labor.
Por outro lado, o Ticomia sempre esteve à disposição do Ecad para a discussão de critérios legais, justos e que sejam aplicados com isonomia, mas o Ecad se recusa a agir com transparência e a atender às alterações da Lei Autoral -12.853/2013, que determina a adequação e particularização dos preços à efetiva utilização da música e segmento de mercado, além de ordenar razoabilidade, respeito aos usos locais e boa-fé.
Dessa forma, a produção confirma a realização do Ticomia 2018, que deverá transcorrer com a mesma qualidade e segurança de sempre, propiciando cultura e lazer ao público.
PRODUÇÃO TICOMIA”
Da Redação / Iguaí Mix