Governo do Estado beneficia comunidades quilombolas de Alagoinhas com unidades habitacionais

As cinco comunidades quilombolas de Alagoinhas estão em festa após a assinatura da ordem de serviço para construção de 40 unidades habitacionais. O evento foi realizado na última sexta-feira (8), na Câmara de Vereadores de Alagoinhas, paralelamente à entrega da Policlínica Regional de Saúde de Alagoinhas, realizada pelo governador Rui Costa.
O benefício é resultado de uma ação estratégica e transversal realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a Secretaria de Promoção de Igualdade Racial (Sepromi), pelo Programa de Desenvolvimento Sustentável de Povos e Comunidades Tradicionais, que tem o objetivo de fortalecer o meio rural, em atendimento às demandas apresentadas pelos povos e comunidades tradicionais, para a construção de unidades habitacionais.
O secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, explicou que a ação reafirma o compromisso firmado durante o Plano de Governo com os Povos e Comunidades Tradicionais, que tem como prioridades a inclusão, reparação e, acima de tudo, uma política de fortalecimento da igualdade no Estado da Bahia. “As habitações, no caso específico dos quilombolas, são uma garantia de maior produção e produtividade no processo de subsistência dos remanescentes de quilombos, pessoas que vivem até hoje em casebres despossuídos de infraestrutura mínima de higiene e sanitária. Com a celebração dessa ordem de serviço, eles terão o direito constitucional de morar bem, em uma casa de alvenaria, madeira cerrada, que dignificarão o seu dia a dia para a garantia do desenvolvimento das suas comunidades e a qualidade de vida das suas famílias”, afirmou.
A secretária de Promoção da Igualdade Racial, Fabya Reis, sinalizou a relevância de olhar os territórios. “Importante abraçar as comunidades daqui de Alagoinhas e de todo Território Litoral Norte e Agreste Baiano para entregar estas unidades habitacionais. Elas impactam, estruturalmente, na qualidade de vida dos segmentos quilombolas e povos tradicionais. É nosso papel buscar formas para melhorar as condições de vida de nossa gente”.
Presente no evento, a secretária de Cultura, Arany Santana, destacou a importância da transversalidade de ações para o fortalecimento das comunidades quilombolas. “Esta ação que está sendo realizada pela SDR e pela Sepromi, é muito importante para o nosso povo. É preciso assegurar que eles possam usufruir desse direito fundamental que é a moradia para todo e qualquer ser humano”.