Seleção masculina conquista o bicampeonato mundial de goalball, na Suécia
Vitória por 8 x 3 sobre a Alemanha dá o título à equipe, que assegurou vaga nos Jogos de Tóquio. Time feminino fica com o bronze e também se classifica
A Seleção Brasileira masculina de goalball (para deficientes visuais) conquistou ontem (08), o bicampeonato mundial da modalidade. A equipe venceu a Alemanha na decisão por 8 x 3, em Malmö, na Suécia, e obteve o título pela segunda vez consecutiva – venceu também em 2014, em Espoo, na Finlândia. O Brasil subiu ao pódio ainda no Mundial feminino, ao vencer o Canadá por 7 x 2 na decisão do bronze. As duas equipes se classificaram para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em 2020.
A equipe masculina, comandada por Alessandro Tosim, sagrou-se campeã de maneira invicta. Na fase de grupos, superou a própria Alemanha, além de Estados Unidos, Irã, Japão, Canadá, República Tcheca e Egito. Nas quartas de final, passou pelos donos da casa e chegou à semifinal contra os atuais campeões paralímpicos, da Lituânia. O duelo terminou empatado em 6 x 6 e foi decidido no gol de ouro – feito pelo Brasil.
“Essa competição foi uma lavagem na alma para nós, depois de termos perdido a medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos do Rio. Esse Mundial significa muito para a gente. Vamos estar agora em Tóquio 2020, porque o nosso objetivo é a medalha paralímpica de ouro, que é a que falta no nosso quadro. Então vai ser muita força, garra e treinamento para chegar em Tóquio e fazer, quem sabe, uma campanha ainda melhor que aqui”, disse Leomon Moreno, destaque da Seleção.
A geração atual do goalball masculino soma agora duas medalhas de ouro em Mundiais, além da prata nos Jogos Paralímpicos de Londres 2012 e o bronze no Rio 2016.
Por Comitê Paralímpico Brasileiro